Pesquisa Pulse Brasil Latam, realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que o presidente Lula (PT) se mantém na liderança para as eleições de 2026 em todos os cenários. O primeiro levantamento a incluir o senador Flávio Bolsonaro (PL) aponta que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perderia para o petista por uma diferença de 12 pontos no segundo turno.
A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 15 de dezembro com 18.154 pessoas. A margem de erro é de 1 ponto percentual (p.p.) para cima ou para baixo e o nível de confiança, 95%.
Lula tem vantagem contra todos os candidatos
A Pulse Brasil Latam simulou cinco cenários de primeiro turno, sendo que Lula, Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo), Ratinho Jr. (PSD) e Renan Santos fazem parte de todos.
Nos cinco cenários, Lula derrota seus adversários com folga. A intenção de voto para o petista oscila entre 48% e 49%. Com essa porcentagem, o presidente poderia ser vitorioso já na primeira ida às urnas.
Mesmo no melhor cenário para o escolhido de Bolsonaro para as eleições de 2026, seu filho Flávio, Lula vence. O senador tem o melhor desempenho se o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira dama, Michelle, não disputarem. São 29% do senador contra 48% do petista, uma diferença de 19 pontos.
A maior vantagem de Lula contra Tarcísio, 33 pontos, ocorre no cenário de 1º turno em que Flávio (21%) também está na disputa. O governador de São Paulo perdeu o fôlego após anúncio da candidatura do senador e teve queda nas intenções de mais de 4 p.p., o que o levou ao pior desempenho desde janeiro.
Sem membros da família Bolsonaro, Lula registra 49% e os demais votos são redistribuídos entre Tarcísio (28%), Caiado (6%), Zema (4%), Ratinho Jr. (3%) e Renan (3%).
Se o governador de São Paulo também estiver fora da disputa, o governador de Goiás registra o maior percentual contra o petista: 16% frente a 49%, mas a folga se mantém com 33 pontos de diferença.
No cenário em que Michelle é candidata, mas o senador do PL e o governador de São Paulo não, a ex-primeira dama soma 30% contra 49% do petista.

Em cenários de segundo turno, Lula lidera com vantagens entre 4 e 25 pontos. O candidato mais competitivo seria Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2060. Com a mesma diferença de 4 p.p., Tarcísio registra 45% contra 49% do petista.
Contra Flávio, Lula vence por uma diferença de 12 pontos: são 53% do presidente frente a 41% do senador do PL. Em uma eventual disputa contra Caiado, Zema ou Ratinho Jr. o petista tem 49% das intenções e está a 10 pontos de diferença dos governadores, que registram 39%.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Texto: Rebeca de Ávila
Fonte: TVT News