fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:10 Notícias, Recentes

Senado: direita e centrão aprovaram PL da Dosimetria, a anistia bolsonarista

O plenário do Senado aprovou o PL da Dosimetria, que reduz as penas dos condenados por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023 (PL 2.162/2023). Foram 48 votos a favor e 25 contrários, além de uma abstenção. O texto segue agora para a sanção da Presidência, onde Lula deve vetar. Veja como votou cada senador.

Nos últimos dias, o projeto foi alvo de críticas massivas da população, porque o texto abre brecha para soltar condenados por envolvimento com organização criminosas, como PCC e CV, crimes de abuso sexual e coação no curso do processo —Eduardo Bolsonaro está sendo investigado por ações que se enquadram nesse tipo penal.

Com o PL da Dosimetria aprovado, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que teria de cumprir a pena em regime fechado por mais de 7 anos, seria beneficiado com a redução do tempo para até 2 anos e 4 meses. Pesquisa Pulse Brasil Latam divulgada nesta quinta (18) questionou os entrevistados sobre o projeto: 63,3% declarou ser contra, 34% a favor e 3,3% não soube responder.

Em uma manobra para não abranger criminosos sexuais e de organizações criminosas, foi aprovada a emenda do senador Sergio Moro (União-PR) que restringe os benefícios do projeto de lei aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Os senadores aprovaram o texto enviado pelo relator, Esperidião Amin (PP-SC). O PL da Dosimetria reduz o cálculo de penas para pessoas condenadas por crimes relacionados a tentativa de golpe de Estado, lista condições e fixa porcentagens mínimas para o cumprimento da pena e progressão de regime.

Segundo juristas ouvidos pela TVT News, o texto foi feito sob medida para beneficiar o ex-presidente condenado Jair Bolsonaro e os aliados mais próximos que já estão presos ou estão sendo investigados, como é o caso do filho Eduardo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, criticou o PL da Dosimetria na terça-feira (16), em um recado claro para o Senado.

“Não é possível mais discursos de atenuante em penas, em penas aplicadas depois do devido processo legal, aplicadas depois da ampla possibilidade de defesa, porque isso seria um recado à sociedade de que o Brasil tolera ou tolerará novos flertes contra a democracia”, afirmou o ministro.

https://youtube.com/watch?v=v96171a2bQU%3Ffeature%3Doembed

Veja como votou cada um dos senadores no PL da Dosimetria

A TVT News fez uma tabela para você verificar como votaram os senadores do seu estado. Para auxiliar, destacamos alguns pontos interessantes:

  • Todos os senadores do Partido Liberal (PL) votaram a favor do projeto da Dosimetria. Jair Bolsonaro é filiado ao partido e é considerado o chefe da sigla. O filho Flávio é um dos votos favoráveis;
  • Todos os senadores do União Brasil, Republicanos, PSB, PSDB e Novo votaram a favor;
  • Todos os senadores do PT e o PDT votaram contra o projeto.

PL da Dosimetria, a anistia bolsonarista

48 SIM × 25 NÃO

Senador(a)PartidoEstadoVoto
Alan RickRepublicanosACSim
Alessandro VieiraMDBSESim
Ana Paula LobatoPDTMANão
Angelo CoronelPSDBANão
Astronauta Marcos PontesPLSPSim
Augusta BritoPTCENão
Beto FaroPTPANão
Bruno BonettiPLRJSim
Carlos PortinhoPLRJSim
Carlos VianaPodemosMGLicença saúde
Chico RodriguesPSBRRSim
Cid GomesPSBCESim
Ciro NogueiraPPPISim
CleitinhoRepublicanosMGSim
Confúcio MouraMDBRONão
Damares AlvesRepublicanosDFSim
Daniella RibeiroPPPBNão
Dr. HiranPPRRSim
Dra. EudóciaPLALSim
Eduardo GirãoNovoCESim
Eduardo GomesPLTOSim
Efraim FilhoUNIÃOPBSim
Esperidião AminPPSCSim
Fabiano ContaratoPTESNão
Fernando DueireMDBPENão
Fernando FariasMDBALNão
Flávio ArnsPSBPRSim
Flávio BolsonaroPLRJSim
GiordanoMDBSPSim
Hamilton MourãoRepublicanosRSSim
Humberto CostaPTPENão
IrajáPSDTOSim
Ivete da SilveiraMDBSCSim
Izalci LucasPLDFSim
Jader BarbalhoMDBPANão
Jaime BagattoliPLROSim
Jaques WagnerPTBANão
Jayme CamposUNIÃOMTSim
Jorge KajuruPSBGOSim
Jorge SeifPLSCSim
José LacerdaPSDMTNão
Jussara LimaPSDPINão
Laércio OliveiraPPSESim
Leila BarrosPDTDFNão
Lucas BarretoPSDAPSim
Luis Carlos HeinzePPRSNão
Magno MaltaPLESSim
Mara GabrilliPSDSPNão
Marcelo CastroMDBPINão
Marcio BittarPLACSim
Marcos RogérioPLROSim
Marcos do ValPodemosESSim
Mecias de JesusRepublicanosRRSim
Nelsinho TradPSDMSSim
Omar AzizPSDAMNão
Oriovisto GuimarãesPSDBPRSim
Otto AlencarPSDBANão
Paulo PaimPTRSNão
Plínio ValérioPSDBAMSim
Professora Dorinha SeabraUNIÃOTOSim
Randolfe RodriguesPTAPNão
Renan CalheirosMDBALNão
Rodrigo PachecoPSDMGSim
Rogério MarinhoPLRNSim
Rogério CarvalhoPTSENão
Sergio MoroUNIÃOPRSim
Soraya ThronickePodemosMSNão
Styvenson ValentimPSDRNSim
Tereza CristinaPPMSSim
Teresa LeitãoPTPENão
Vanderlan CardosoPSDGOSim
Veneziano Vital do RêgoMDBPBNão
Wellington FagundesPLMTSim
WevertonPDTMANão
Wilder MoraisPLGOSim
Zenaide MaiaPSDRNNão
Zequinha MarinhoPodemosPASim

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Texto: Emilly Gondim

Fonte: TVT News

Close