Em ato realizado na manhã de segunda-feira, 12 de janeiro, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região dialogou com empregados e clientes da Caixa Econômica nos arredores da Agência Carlos Gomes, da Sede 1 do banco, no Centro de Curitiba, e no prédio da Caixa Cultural.
Na data em que completa 165 anos de atendimento à população brasileira, a Caixa ressoa uma triste consequência da digitalização, que é o aumento no número de agências fechadas e a precarização das condições de trabalho com a imposição de um programa de remuneração variável excludente, o Super Caixa. Somente em 2024 foram encerradas 113 agências, e em 2025 outras 50 até setembro.
🔗 Clique aqui para aderir a um abaixo-assinado contra o Super Caixa.
Empregados merecem respeito

Hoje é dia de comemoração, a Caixa faz 165 anos, mas nós temos que lembrar também que quem constrói essa empresa centenária no país são os seus empregados. Os empregados da Caixa merecem respeito. Onde tem Caixa tem desenvolvimento público, onde tem Caixa tem financiamento habitacional e tem políticas públicas do governo. São os empregados da Caixa que constroem a empresa e a gente pede respeito a eles também. Por isso nós somos contra programas de remuneração variável, como o Super Caixa, e também somos contra o assédio moral que os empregados vêm sofrendo. A empresa pública só pode ser gerida se os funcionários estiverem bem, e a gente está aqui, lutando para que isso aconteça e para que venham muitos e muitos anos da Caixa Econômica”, afirma Samanta Almeida, Secretária de Igualdade e Diversidade do Sindicato e funcionária da Caixa.
🔗 Saiba mais: Caixa faz 165 anos entre lucros recordes, fechamento de agências e cobranças por valorização dos empregados
Super Caixa é excludente

Hoje estamos comemorando o aniversário da Caixa e principalmente dar os parabéns para os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa. Mas temos o que comemorar? Nós temos o Super Caixa, que é um programa de renda variável, para quem faz acontecer os resultados, só que, de fato, ao invés de ser um programa inclusivo, ele é excludente, considerando todas as condições e travas colocadas para que a pessoa possa atingir. Então a gente está aqui afirmando que a Caixa existe, que a Caixa é importante para a sociedade como banco público, mas ela é também muito importante para respeitar seus trabalhadores e trabalhadoras da Caixa, que são quem fazem a história acontecer”, explica João Paulo Pierozan, dirigente sindical e funcionário da Caixa.
Defesa de direitos

Hoje é um dia muito importante porque nós estamos celebrando 165 anos da Caixa Econômica, um banco muito importante para o nosso país, que entrega diversas políticas públicas para a população. E é um dia também para que os trabalhadores fiquem atentos e alerta na defesa dos seus direitos, como sempre fizemos. É uma data importante para todos nós, toda a população é beneficiada com um banco público forte. E é por isso que nós precisamos defender a Caixa 100% pública e fortalecer os direitos dos trabalhadores, porque são eles que entregam os resultados deste banco e atendem a população todos os dias”, defende Cristiane Zacarias, presidenta do Sindicato.
🔗 Saiba mais: Manifestações em todo o país celebram os 165 anos da Caixa e defendem seu papel social
VALORIZE SEU SINDICATO!
#FIQUE SÓCIO! Conheça todas as vantagens de se associar e sindicalize-se.
#FALE COM O SINDICATO! Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo canal de Denúncias.
#VEM PRAS REDES! Acesse nosso Instagram, Youtube, TikTok ou Facebook.
#VEM PRO CANAL! Cadastre-se no nosso canal do WhatsApp e ative as notificações.
#BAIXE O APP! Tenha nosso Aplicativo no seu celular, com a carteirinha digital e muito mais.

Autor: Fotos: Joka Madruga/SEEB Curitiba | Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região