As Comissões de Empregados dos bancos privados e estatais se reuniram no último dia 22, para dar início aos trabalhos de organização dos Encontros Estaduais por Banco, etapa fundamental do processo de construção da pauta de reivindicações das bancárias e bancários do Paraná.
Os Encontros Estaduais antecedem a Conferência Estadual das Bancárias e Bancários do Paraná, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio, e têm como objetivo debater e sistematizar os principais temas que irão compor a Minuta de Reivindicações da categoria. Essa Minuta será levada aos Encontros Nacionais, marcados para os dias 17 e 18 de junho, no caso dos bancos públicos, e no dia 19 de junho para os bancos privados.
A Conferência Nacional das Bancárias e Bancários está prevista para os dias 20 e 21 de junho, momento em que as propostas levantadas nos estados e nos Encontros Nacionais serão consolidadas para a Campanha Nacional 2026 da categoria.
Uma das novidades deste ano será a realização do Encontro Estadual dos Aposentados, ampliando o espaço de debate e garantindo a participação desse segmento na construção das reivindicações.
A comissão definiu que voltará a se reunir em fevereiro, após a realização das reuniões dos coletivos por banco. Esses encontros setoriais terão a tarefa de debater os principais problemas enfrentados pelas trabalhadoras e trabalhadores em cada instituição e indicar os temas prioritários a serem levados para o Encontro Estadual.
Participaram da reunião representantes do Sindicato de Londrina que integram as Comissões estaduais de seus respectivos bancos: Laurito Porto de Lira Filho (Banco do Brasil), Valdecir Cenali (Bradesco) e Eunice Tieko Miyamoto (Itaú).
“A presença dos nossos dirigentes reforça a atuação do Sindicato na organização estadual da categoria e na defesa dos direitos das bancárias e bancários do Paraná”, ressalta Laurito, que é presidente do Sindicato de Londrina.
Fonte: Vida Bancária