fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:02 Sem categoria

Perfis de Investimento são uma diferença competitiva

Desde o início do Programa Perfis de Investimento 3.163 participantes optaram por mudar de Perfil. Destes, 401 já mudaram uma segunda vez. Atualmente, os participantes estão divididos da seguinte forma: 95,60% estão no Perfil PREVI, 3,10% no Perfil Agressivo, 0,8% no Perfil Conservador e 0,5% no Perfil Moderado.

Funcionário do Banco do Brasil desde 2003, Tiago Faggioni Bachur acompanha o PREVI Futuro mesmo à distância. Isso porque está em licença interesse para dedicar-se à área previdenciária. É advogado e autor de livros sobre direito previdenciário e realiza palestras e aulas sobre o assunto, além de administrar, junto com o sócio, o site sobre Direito Previdenciário Bachur & Vieira, dedicado àqueles que militam na área, e também àqueles que desejam saber mais sobre seus direitos previdenciários.

Mesmo com o sucesso profissional fora do Banco do Brasil, Tiago diz que não abriria mão de continuar no PREVI Futuro, que considera muito vantajoso e, para ele, oferta de Perfis de Investimento é uma diferença competitiva dos planos de contribuição definida (CD) ou de contribuição variável (CV) – categoria que se enquadra o PREVI Futuro.”No que tange a investimento, sou ainda muito ‘conservador’ – sendo este o meu Perfil adotado. Desde que surgiu a possibilidade de diversificar os Perfis de Investimento do PREVI Futuro, acompanha o Plano ainda mais de perto. Sei que a rentabilidade realmente está muito boa (e acima do mercado). A bem da verdade, tenho observado sempre a movimentação dos resultados, para mudar o meu perfil de investimento quando julgar oportuno”, reforça.

O que são os Perfis de Investimento?

Disponível para os participantes do PREVI Futuro, o programa foi lançado em julho de 2009 e oferece quatro Perfis de Investimentos, diferenciados pelo percentual de aplicação em renda variável: Conservador (0% a 10% em Renda variável), Moderado (20% a 30%), Agressivo (40% a 50%) e o Perfil PREVI que, definido  anualmente pela  Política de Investimentos do Plano, neste ano tem o percentual de alocação em renda variável entre 30% a 40%.

A escolha por um Perfil não é obrigatória e os participantes que ingressam no Plano e aqueles que preferem não mudar de Perfil permanecem no Perfil PREVI, que funciona como um “perfil padrão”. Além disso, a opção não é definitiva e pode ser, se for o caso, refeita a cada 12 meses. Por isso, é importante acompanhar a rentabilidade dos Perfis, a projeção do cenário econômico e ter em mente de que se trata de um investimento de longo prazo.

Ademais, a escolha por um Perfil de Investimentos é individual e deve ser feita de forma criteriosa, levando em conta características pessoais como o apetite por risco, idade e tempo restante de contribuição até a aposentadoria, além de fatores como o conhecimento sobre o mercado e sobre o próprio plano de benefícios.

Optar por um Perfil de Investimento é uma forma de participar ativamente da gestão do seu saldo e da formação da sua reserva na PREVI. Os Perfis também representam uma forma de tentar otimizar a rentabilidade dos recursos de cada participante, que pode adequar a alocação do saldo de conta às suas expectativas.

Em um Plano de Contribuição Variável como o PREVI Futuro, o saldo acumulado vai definir o valor da complementação de aposentadoria que será recebida no futuro e a rentabilidade dos investimentos vai significar, em média, 60% do saldo de conta na data da aposentadoria. Assim, quanto maior a rentabilidade, maior o saldo de conta e, assim, maior será o valor do benefício.

Para saber mais sobre os Perfis de Investimento, acesse o site PREVI, Página Inicial > Planos e Produtos >PREVI Futuro > Investimentos.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.previ.com.br

Close