fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:04 Sem categoria

Com greve iniciada, dirigentes falam sobre o que esperam para os próximos dias

Movimento começa forte no Paraná

Com a aprovação da greve pelos dez sindicatos filados à FETEC-CUT-PR nas assembleias recentes, os trabalhadores bancários do estado inteiro estão aderindo à paralisação nacional que começou nesta terça-feira, 27 de setembro.

Novas assembleias serão realizadas nos próximos dias em todos os sindicatos para os trabalhadores avaliarem o movimento paredista e definir as próximas ações. A luta dos bancários é pela reabertura das negociações e pela conquista de avanços nestas negociações coletivas para o período 2011/2012.

Confira a opinião de alguns dirigentes dos sindicatos de bancários do Paraná sobre a conjuntura que envolve a Campanha Salarial Nacional:

FETEC-CUT-PR – Elias Jordão, presidente.

“A última reunião de negociação com a Fenaban foi muito frustrante. Na rodada de negociação do dia 20 quando rejeitamos a proposta na mesa, os banqueiros pediram mais uma reunião para apresentar uma contraproposta. Isso evidentemente gerou uma expectativa dos trabalhadores que imaginavam uma contraproposta decente. Pura ilusão.

Fomos surpreendidos com uma contraproposta que praticamente em nada difere da proposta anterior, além de ouvirmos dos banqueiros por vários momentos que aquilo que consideramos ganhos, para os bancos representa custos. Ou seja, o trabalhador que gera todo o lucro dos bancos e deveria ser considerado o maior investimento das empresas, é considerado um custo.

Temos apenas dois caminhos: aceitar uma proposta rebaixada ou reagirmos em busca de uma proposta que de fato reconheça e valorize os trabalhadores. O sinal já foi dado pelos trabalhadores: o caminho da reação. Lembrando sempre que não queremos negociar apenas a remuneração mas também o emprego, a saúde e condições de trabalho além da segurança”.

Cornélio Procópio e Região – Roberto Firmino, dirigente do sindicato e da FETEC-CUT-PR.

“Constatamos nas assembleias que os bancários realmente estão dispostos e mobilizados para ir para a greve. A presença massiva dos trabalhadores nas assembleias pelo estado mostra que estamos preparados para o enfrentamento”.

Londrina e Região – Gisa Bisotto, dirigente do sindicato.

“Depois de devidamente convocada a Assembleia e aprovada a greve por prazo indeterminado, cumprimos os outros requisitos legais, como por exemplo, comunicar os banqueiros e a sociedade. Agora é a hora da luta”.

Guarapuava e Região – Elói Myszka, coordenador do sindicato.
“Os bancários estão descontentes com as propostas apresentadas pela Fenaban. Os trabalhadores tem consciência de que só há avanço nestas questões quando há uma greve forte e mobilizada. E é isso que estamos fazendo mais uma vez”.

Paranavaí e Região – João Carlos Antunes, dirigente do sindicato e diretor da FETEC-CUT-PR.

“A categoria está unida e preparada para seguir em greve. Vamos utilizar estes dias até a próxima assembleia para conscientizar a população dos motivos e da importância da paralisação dos bancários”.

Toledo e Região – João Carlos Padilha, presidente do sindicato e diretor da FETEC-CUT-PR.

“Estamos preparados. Na última assembleia decidimos pela rejeição da nova proposta apresentada pela Fenaban. Nesta terça-feira, demos o início a uma greve forte e significativa na nossa região”.

Por Cícero Bittencourt
FETEC-CUT-PR

==================================

Confira o número de agências paralisadas no Paraná

A FETEC-CUT-PR em conjunto com o Sindicato de Curitiba e Região informa que, entre os sindicatos de bancários filiados à FETEC-CUT-PR, que representa 80% da categoria no Estado, 299 agências estiveram fechadas neta terça-feira, 27 de setembro, em função da greve nacional da categoria bancária. Na região de Arapoti a greve começa na quarta-feira, 28 de setembro. Em todo o Paraná existem 1.375 agências onde trabalham mais de 30 mil bancários.

Confira:

Apucarana e região – 21 agências

Campo Mourão e região – 20 agências

Cornélio Procópio e região – 8 agências

Curitiba e região – 114 agências (além da maioria dos centros administrativos)

Guarapuava e região – 17 agências

Londrina e região – 45 agências

Paranavaí e região – 13 agências

Toledo e região – 23 agências

Umuarama e região – 38 agências

SEEB Curitiba e FETEC-CUT-PR

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br. ADAPTADA PELA FETEC-CUT-PR

Close