Primeira manifestação será nesta quinta-feira, dia 20, em São Paulo, e vai reunir categorias com data-base no segundo semestre – bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e pessoal dos Correios
Escrito por: Marize Muniz
A CUT realiza nesta quinta-feira, dia 20, às 10h00, um ato público unificado com todos os ramos CUTistas – bancário, metalúrgico, químico, petroleiro e trabalhadores dos Correios -, com data base no segundo semestre.
A concentração será das 06h00 às 09h00 na Avenida Paulista, 1450, em frente ao banco Bradesco.
O objetivo do ato unificado é fortalecer a luta dos trabalhadores, tanto da iniciativa privada quanto do setor público por aumentos reais de salários e melhoria de benefícios. Além disso, os atos vão reforçar a luta pela pauta nacional da classe trabalhadora, que está parada no governo e no Congresso Nacional. Desta pauta, entre outras reivindicações, constam a isenção de imposto de renda na PLR – Participação nos Lucros e Resultados, a regulamentação da Convenção 151 e ratificação da Convenção 158, ambas da OIT, o fim da terceirização e da rotatividade.
Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, é fundamental fortalecer a luta dos trabalhadores por aumento de salário e melhores condições de trabalho, até mesmo para ajudar o país a enfrentar os efeitos da crise econômica internacional.
“Com mais salário, melhores condições de trabalho e parcela maior da PLR no bolso do trabalhador continuaremos contribuindo para o fortalecimento do mercado interno, que, desde 2008, vem sendo a principal âncora da nossa economia. Foi esta estratégia, iniciada no governo Lula que permitiu que o Brasil não sofresse tanto os efeitos da crise como a Europa e os Estados Unidos”, argumentou o dirigente.
O segundo ato unificado será em Brasília, no dia 17 de outubro. As manifestações erão em frente ao Ministério do Planejamento que precisa intervir nas negociações dos petroleiros e do pessoal dos Correios.
O ato unificado do Rio de Janeiro ainda não tem data prevista.
Também participam do ato representantes da Força Sindical e da CTB.
Datas bases:
Correios – 01 de agosto
Metalúrgicos – 01 de setembro
Bancários – 01 de setembro
Petroleiros – 01 de setembro
Químicos – 01 de novembro
NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br