Jair Pedro Ferreira, coordenador da CEE (Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal) atual vice-presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa) e candidato à Presidência da entidade pela Chapa 1 – Movimento, esteve no dia 13 de fevereiro em Londrina. Em sua passagem pela cidade visitou agências, unidades de área meio, reviu amigos, já que atuou aqui na década de 90 e foi secretário geral do Sindicato de Londrina entre 1994 e 1997, antes de se transferir para Brasília.
A eleição para a Fenae ocorrerá no dia 20 de março e o prazo para inscrição de chapas foi encerrado no último dia 14. Uma outra chapa enviou pedido de registro à Comissão Eleitoral pouco antes do final do prazo, mas o mesmo não foi acerto porque não estava de acordo com o Regulamento da eleição.
A votação será feita das 9h00 às 18h00, por meio de voto direto dos associados às Apcefs, cuja filiação tenha sido feita até o dia 31 de dezembro do ano passado. As urnas estarão nas sedes das Apcefs e nos locais de trabalho.
Segundo Jair, seu principal desafio à frente da Fenae é manter as ações em defesa intransigente dos interesses da categoria, dos empregados da Caixa e da própria empresa. “Apesar de não sermos uma entidade sindical, contribuímos com a luta pela manutenção e avanços nos direitos dos bancários, por melhores condições de trabalho, mais contratações de empregados na Caixa e, principalmente, pela dignidade dos empregados”, ressalta.
O candidato da Chapa Movimento disse que se for eleito vai dar continuidade aos eventos realizados anualmente pela Fenae, voltados ao lazer e esporte dos associados das Apcefs em todo o país. “Um dos objetivos da nossa Chapa é fortalecer as Apcefs, bem como das suas subsedes, pois entendemos que os empregados precisam desse espaço e que ele é importante para o seu bem estar e de seus familiares”, afirma.
Ele destaca ainda como realizações a serem mantidas os Jogos da Fenae, o Música Fenae, evento que viabiliza a integração de músicos e compositores, assim como a revelação de talentos entre os empregados da Caixa Econômica Federal, e o Programa Movimento Solidário, no qual a entidade coordena ações sociais voltados para a melhoria da qualidade de vida de famílias carentes.
Jair também defende a atual relação política que a Fenae tem com as Centrais Sindicais, Contraf-CUT e outras entidades, com as quais desenvolve ações em defesa dos interesses da Classe Trabalhadora e dos empregados da Caixa enquanto cidadãos. Neste sentido, a Federação tem participação efetiva no Fórum Nacional de Reforma Urbana e no Conselho Nacional das Cidades, instituído em 2004, durante o governo Lula.
“Conquistamos assento nestes espaços em função da atuação juntos aos movimentos sociais de Reforma Urbana, sindicais e de defesa da Caixa e dos bancos públicos, junto aos seus empregados, na condução de políticas sociais voltadas para o desenvolvimento do país e defesa da Caixa. Nestes fóruns discutimos questões relacionadas à moradia, saneamento básico e diversas outras ações que são executadas no âmbito do Ministério das Cidades”, explica o candidato à Presidência da Fenae.
De acordo com Jair Pedro Ferreira, a Chapa Movimento vai manter o foco da atuação na busca da dignidade dos trabalhadores e no fortalecimento da Caixa enquanto banco público federal, valorizando seu papel de agente do desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR