fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:38 Destaque, Regional Curitiba

Sindicato lança versão digital da CCT 2024-2026 com comentários

Como parte das comemorações dos seus 93 anos, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região está lançando, nesta semana, um hotsite com a versão digital da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2024-2026) e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR 2024-2025) da categoria bancária. Além da íntegra de todas as cláusulas dos dois acordos assinados com a Fenaban e de uma ferramenta de busca, o hotsite traz comentários de conjuntura social, histórica e jurídica para cada texto.

 Clique aqui para acessar a CCT comentada!

“Após todas as dificuldades enfrentadas na Campanha Nacional 2024, entendemos a importância de conscientizar os trabalhadores sobre o valor da nossa CCT e de todas as conquistas históricas que ela resguarda. Por isso, demos início a um projeto de valorização dos direitos garantidos ao longo do anos pelos bancários. Já no ano passado, retomamos a distribuição da CCT impressa para bancárias e bancários da nossa base. E, agora, estamos lançando sua versão digital, com comentários”, explica Cristiane Zacarias, presidenta do Sindicato.

hotsite é resultado de uma parceria entre o Sindicato e o escritório Gasam Advocacia, que faz a assessoria jurídica da entidade e se dedicou a resgatar o histórico e a comentar, com as necessárias contextualizações sociais, econômicas e jurídicas, cada uma das 143 cláusulas da CCT 2024-2026 e a PLR 2024-2025. O projeto contou ainda com apoio do economista do Dieese Paraná, Sandro Silva.

“A primeira CCT da categoria bancária foi assinada em 1992. Nessas mais de três décadas, além da implementação de uma política contínua de reajustes salariais, o acordo ampliou, com equidade e abrangência nacional, direitos e conquistas de trabalhadoras e trabalhadores dos diversos bancos. Mesmo que os direitos trabalhistas estejam sempre sendo atacados e em risco, é preciso celebrar e entender a importância que esse conjunto de cláusulas têm para a categoria!”, conclui Cristiane.

“Além disso, vale dizer que, em 2026, a categoria passará por novo processo negocial. E, como já ficou explícito na conduta dos banqueiros no ano passado, o interesse é enfraquecer o processo, desqualificar o nosso trabalho para destruir nossa CCT. Se faz mais que necessário estarmos conscientes da importância do conjunto dos nossos direitos, de reconhecer o tamanho das nossa conquistas e compreender o motivo pelo qual sofremos tantos ataques dos banqueiros. É preciso saber o que está em jogo em cada negociação, pensar nas melhores estratégias de enfrentamento e fortalecer nossa organização, compreendendo que todos nós somos responsáveis pela defesa da nossa CCT!”, conclui.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Close