Após diversas denúncias e reclamações, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região se reuniu, na última semana, com gestores do Centro de Operações (Cenop) do Banco do Brasil para cobrar o fim do trabalho aos sábados. Segundo os relatos, o banco vinha solicitando hora extra nesses dias, quando havia um aumento das demandas, e ainda sem a conversão do dia não útil trabalhado em duas folgas. A orientação era para que os funcionários fizessem a jornada fracionada.
Na reunião, que contou com a participação de representantes da Gestão de Pessoas (Gepes-PR), da Diretoria de Operações (Diope) e da Diretoria Jurídica (Dijur), o banco se comprometeu a respeitar a jornada semanal da categoria bancária, que deve ocorrer de segunda a sexta, e também a garantir o direito a duas folgas quando o trabalho aos sábados for imprescindível. Os representantes do BB reiteraram que o trabalho aos sábados só será solicitado quando absolutamente imprescindível, sempre com comunicação prévia ao Sindicato.
Jornada da categoria
Vale ressaltar que o fim do trabalho aos sábados é uma conquista de 1963, fruto da luta da categoria bancária. O Sindicato também já havia questionado tal prática junto ao BB anteriormente, sem, contudo, obter uma resposta satisfatória. “Nosso objetivo é acabar com a jornada extraordinária aos sábados. Ou que, pelo menos, ela ocorra apenas em situações muito esporádicas e sempre com a comunicação prévia formal, via ofício, ao Sindicato”, destaca a dirigente sindical Tânia Leyva. “Nessas situações, além da comunicação prévia, ainda é imprescindível que seja voluntário, respeitando as particularidades de cada funcionário”, conclui.
Mais contratações
A realização de horas extras pelos funcionários do BB expõe outro problema antigo, que é a necessidade de mais contratações. “É preciso perceber que, se está sendo necessária a realização de horas extras frequentes para o cumprimento das demandas do setor, isso demonstra a falta de pessoas em número suficiente para cumprir o trabalho. Portanto, é urgente a necessidade de mais contratações por parte do BB”, avalia Cristiane Zacarias, presidenta do Sindicato.
Vem pro Sindicato!
Ainda não se associou ao Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se.
Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias.
Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter.
Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal do WhatsApp e ative as notificações.
Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão!
Foto: Joka Madruga
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região