fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:05 Notícias

Gleisi diz que secretário de Trump mente e confirma “traição” de Bolsonaro com novas ameaças

Ministra de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann foi às redes na manhã desta terça-feira (16) e rebateu o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que ameaçou impor “medidas adicionais” em sanções ao Brasil após a condenação de Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por comandar a organização criminosa que tentou um golpe de Estado no Brasil.

Segundo Gleisi, o secretário de Donald Trump e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, mentem sobre o julgamento de Bolsonaro e confirmam que o ex-presidente brasileiro trai o país ao conspirar com os EUA.

“As novas ameaças do governo Trump ao Brasil apenas confirmam a traição de Jair Bolsonaro, que incita uma potência estrangeira a atacar e punir os responsáveis pela Justiça em nosso país. O secretário de estado Marco Rubio e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, sabem muito bem que estão mentindo sobre o julgamento de Bolsonaro e seus cúmplices pelo STF”, diz.

Gleisi ressalta que Bolsonaro e sua quadrilha foram condenados no devido processo legal por tentativa de golpe e Trump usa as sanções para tentar livrar o submisso ex-presidente da cadeia.

“Ao contrário do que difundem, o processo preservou o estado de direito democrático no Brasil. Ilegal, autoritário e abusivo é atentar contra a soberania de outro país, com vem fazendo o governo Trump para livrar Bolsonaro das penas a que foi condenado”.

“Uma resposta”

Nesta segunda-feira (15), Rubio afirmou nas redes sociais que “haverá uma resposta dos EUA a isso. Teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim sobre as medidas adicionais que pretendemos tomar”, sobre a condenação de Bolsonaro.

O assessor de Trump ainda afirmou que o Estado de Direito “está em colapso” no Brasil e que um juiz — se referindo ao ministro Alexandre de Moraes — “perseguiu o ex-presidente”. 

Em relação a Moraes, Rubio ainda disse que o ministro tenta aplicar “ações extraterritoriais contra cidadãos americanos”, em referência a ações do Supremo contra infrações de big techs sediadas nos Estados Unidos e seus usuários. O secretário ainda acrescentou que o julgamento de Bolsonaro é mais um capítulo de uma “campanha de opressão judicial” para atingir empresas dos EUA. 

As declarações de Rubio se somam a outros ataques e ameaças do governo Trump contra o Brasil sob o argumento de defender o ex-presidente Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão, na última quinta-feira (11), pelos crimes de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

A primeira ação dos EUA contra o Brasil no âmbito dessas ameaças foi a taxação de 50% em exportações brasileiras, além de sanções anunciadas contra Moraes. Durante o julgamento da trama golpista, Trump também ordenou o cancelamento dos vistos de ministros que julgavam o caso. 

Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil

Texto: Plinio Teodoro

Fonte: Revista Fórum

Close