Na quarta-feira (8/10), o Auditório do Sindicato de Londrina e Região sediou a quarta edição do Curta Equidade. Este projeto, fruto da parceria entre o Sindicato e o PetSaúde/UEL, dedicou o mês de outubro à importante discussão sobre saúde mental, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado neste dia 10.
O curta-metragem exibido, “Eu Não Vou Voltar Sozinho”, narra a jornada de três adolescentes em um período de descobertas, dúvidas e transformações. A trama é um convite à profunda reflexão sobre como as pressões e experiências da vida cotidiana trazem questões existenciais, que quando desprovidas de apoio adequado – seja familiar, institucional ou de amigos –, podem desencadear sofrimento psíquico e transtornos mentais.
“Ao transpor esse debate para o universo do trabalho e da organização sindical, constatamos que grande parte das causas do adoecimento mental está intrinsecamente ligada às relações laborais. A busca incessante por resultados, o controle excessivo e a cobrança desumana frequentemente se manifestam como assédio moral. Este pode ser interpessoal, praticado por gestores, ou institucional, quando é promovido pela própria estrutura da empresa”, explica o presidente do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho.
Tais situações de violência diária levam trabalhadoras e trabalhadores a desenvolverem diversas formas de adoecimento, como a devastadora Síndrome de Burnout – um esgotamento físico e emocional extremo. Em casos mais graves, essa realidade pode ter consequências trágicas, chegando até ao suicídio.
“Diante desse cenário, torna-se imperativo que atuemos como uma verdadeira rede de apoio mútua: colegas, amigos, familiares e, crucialmente, as entidades sindicais. Precisamos estar vigilantes aos sinais de sofrimento e, mais do que nunca, fortalecer espaços de acolhimento e diálogo. Cuidar da saúde mental é, portanto, um ato coletivo e político, que se concretiza na construção de ambientes de trabalho mais humanos, solidários e, acima de tudo, saudáveis”, avalia Laurito.

Nesta edição foi exibido o curta-metragem “Eu Não Vou Voltar Sozinho”
Fonte: Vida Bancária