A desigualdade salarial entre sexos ainda é um problema difícil de ser solucionado. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais divulgada na semana passada pelo IBGE, a desigualdade salarial entre homens e mulheres é maior quando aumenta o nível educacional.
Em 2004, as mulheres com até quatro anos de estudo recebiam em média por hora o equivalente a 80,8% do rendimento dos homens com o mesmo grau de instrução. Já as mulheres com 12 anos ou mais de estudo recebiam 61,6% do rendimento dos homens.
De acordo com o estudo, a região Nordeste tem a maior desigualdade entre os mais instruídos. As mulheres recebem em média 57,7% do rendimento hora dos homens. Outro dado alarmante é que entre as regiões metropolitanas, Salvador é a cidade que tem a maior desigualdade entre os sexos com nível superior. As mulheres chegam a ganhar 45,9% do rendimento hora dos homens.
Fonte: Sindicato dos Bancário da Bahia
Deixe um comentário