fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:29 Sem categoria

Trabalhadoras e trabalhadores bancários paulistas querem aumento real de 5 porcento

Conferência estadual definiu também proteção ao emprego e PLR maior como prioridades a serem levadas para o debate nacional da categoria

São Paulo – Os bancários do Estado de São Paulo defendem reajuste salarial de 10% como proposta de reivindicação para a Campanha Nacional 2009. O índice representa aumento real de 5%, para uma inflação projetada de 4,72% no período de 2008 a agosto de 2009. A data-base da categoria é 1º de setembro. Os trabalhadores também defendem que a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) seja de 3 salários mais valor fixo de R$ 3.500.

As propostas de reivindicações foram aprovadas na 11ª Conferência Estadual dos Bancários, realizada no sábado 4, na capital paulista. A pauta aprovada será encaminhada à Conferência Nacional dos Bancários que acontece entre os dias 17 e 19 de julho, em São Paulo. Lá serão apreciadas todas as propostas trazidas pelas federações, que serão convertidas em uma pauta final de reivindicações a ser encaminhada à federação dos bancos (Fenaban).

Em pleno processo de fusão (Itaú/Unibanco, Banco do Brasil/Nossa Caixa e Santander/Real) onde trabalha metade dos 465 mil bancários no país, a proteção ao emprego é umas das prioridades da campanha nacional 2009, juntamente com as reivindicações de aumento real de salários e simplificação da regra da PLR com distribuição maior dos lucros e resultados. O fim do assédio moral e das metas abusivas também está no topo das prioridades apontadas pelos trabalhadores que compõem um das categorias que mais sofrem com doenças ocupacionais, entre elas Ler-Dort e transtornos mentais.

“Vamos levar as preocupações dos trabalhadores ao encontro nacional e defender as reivindicações da categoria na mesa de negociação com a Fenaban, de forma a conquistar pelo sexto ano consecutivo aumento real de salários. Vamos lutar também para melhorar as condições de trabalho nas instituições financeiras e tornar mais justa a distribuição de participação nos lucros e resultados”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato.

Pesquisa – Levantamento que ouviu 1.500 bancários no estado serviu de base para as decisões da conferência e apontam as expectativas dos trabalhadores. Na pesquisa, o reajuste acima da inflação foi apontado por 62% dos entrevistados como prioridade da campanha, sendo que para a maioria o reajuste de até 10% é considerado o índice ideal. PLR maior e distribuição igualitária (23%), aumento do vale alimentação e da 13ª Cesta (12%) e estabilidade de emprego (12%) também oram apontados como reivindicações prioritárias.

Confira as principais reivindicações dos Bancários de São Paulo:

Índice de reajustes
Inflação mais 5% de aumento real para os salários e demais verbas de natureza salarial

Auxílio-creche
Salário Mínimo (R$ 465)

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)
3 salários mais valor de R$ 3.500

Pisos salariais
Valorização dos pisos

Planos de Cargos e Salários (PCS)
Instituição em todos os bancos, a partir de negociação com representantes sindicais

Remuneração variável
Contratação da remuneração total e com a incorporação de parte da
remuneração variável aos salários

Novas conquistas
Ampliação da licença maternidade para seis meses em todos os bancos

Por Elisângela Cordeiro – 06/07/2009.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

========================================================

11ª Conferência Estadual elege prioridades da Campanha Nacional 2009

Emprego, remuneração e condições de trabalho estão no topo das prioridades para a Campanha Nacional 2009, conforme debates realizados neste sábado (4), durante a 11ª Conferência Estadual dos Bancários de SP.

Com participação de 300 delegados, a Conferência Estadual avaliou os cenários possíveis para a campanha que está começando. Dentre as questões de maior relevância estão uma conjuntura de baixa inflação e a atual onda de fusões/incorporações de bancos com forte impacto no nível de emprego no setor.

Conforme levantamento da Subseção do Dieese do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, embora as fusões tenham provocado um grande numero de demissões entre 1994 e 2003, foi a partir de novembro de 2008 que o quadro de contratações passou a apresentar saldo negativo.

Por isso, a 11ª Conferência Estadual dos Bancários de SP elencou, dentre as prioridades, a luta pela garantia de emprego e pela ratificação pelo governo brasileiro da Convenção 158 da OIT, a qual proíbe dispensas imotivadas.

A luta pelo aumento real volta à pauta dos bancários, após cinco anos consecutivos de efetiva conquista. Para os delegados presentes à conferência, essa é uma política que deve ser mantida. Deste modo, diante de uma projeção de inflação acumulada de 4,72%, a Conferência Estadual aprovou o índice de 10% como reivindicação de reajuste salarial.

Outro item alusivo à remuneração é com relação à Participação nos Lucros e Resultados. Embora o benefício tenha sofrido evoluções de 2004 para cá, os participantes da 11ª Conferência Estadual consideraram a necessidade de se efetivar mudanças na parcela adicional da PLR. A idéia é estabelecer um percentual, desvinculando-a da atual lógica da variação anual do lucro dos bancos.

A luta por melhores condições de trabalho também consta das prioridades. A idéia é cobrar dos bancos medidas contra a atual imposição de metas abusivas e que sejam capazes de avançar contra as práticas de assedio moral.

Diante de tais prioridades, a 11ª Conferência Estadual reforçou a importância da campanha unificada dos bancários como instrumento de pressão sobre os bancos. “Nosso objetivo é construir uma campanha vitoriosa, por isso a campanha unificada se faz determinante a exemplo dos últimos anos”, destacou o presidente da FETEC/CUT-SP, Sebastião Geraldo Cardozo.

Como consequência da campanha unificada, nos últimos cinco anos, os bancários garantiram o aumento real, avançaram na isonomia de direitos, conquistaram importantes evoluções na PLR e ainda agregaram novas conquistas na Convenção Coletiva, como a 13ª cesta alimentação.

Além da aprovação da minuta, foram eleitos os 201 delegadosà 11ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá no período de 17 a 19 de julho, também em São Paulo.

Para Cardozo, os debates realizados nesta Conferência Estadual mostraram-se bastante produtivos e de alta qualidade, apontando para objetivos bastante claros a esta campanha nacional. “Fechamos as deliberações com chave de ouro, como fruto da fase preliminar organizada pela federação, por meio da realização dos debates nos sindicatos e nas conferências regionais”, avalia o presidente da FETEC SP.

Por Lucimar Cruz Beraldo.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.fetecsp.org.br.

Close