fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:58 Sem categoria

Audiência em Defesa dos Bancos Públicos movimenta a Assembléia Legislativa do Paraná

Aconteceu ontem (17), no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, a Audiência Pública em Defesa dos Bancos Públicos realizada pela Fetec-CUT-PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) sob proposição do deputado estadual Tadeu Veneri (PT). A audiência contou com a presença de inúmeros sindicalistas e líderes sindicais para discutir estratégias contra a privatização, além de debater sobre os prejuízos que a venda dos bancos públicos traria para a sociedade. “A população ainda não entendeu que a nota promissória do golpe chegou na mesa do golpista Michel Temer e ela está sendo cobrada pelos banqueiros”, disse Junior Cesar Dias, presidente da Fetec-CUT-PR.

 


O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Roberto von der Osten, destaca a importância das audiências que estão sendo realizadas em todo o país para mostrar à população o risco que a sociedade brasileira corre caso seja concretizada a venda dos bancos públicos. “Sem banco público nao há desenvolvimento. No sistema financeiro, o papel dos bancos privados é outro, quem promove o desenvolvimento no Brasil são os bancos públicos”, defende o presidente.
Durante a audiência, foi destacada a importância dos Bancos Públicos no investimento na agricultura familiar, no financiamento estudantil, no acesso ao crédito para pessoas físicas e jurídicas, no investimento na indústria e no desenvolvimento do país. Segundo a Coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e conselheira eleita no Conselho de Administração da Caixa, Maria Rita Serrano, a privatização corresponde à destruição do patrimônio e a venda do país para o capital estrangeiro. “Não podemos entregar o patrimônio público brasileiro para empresas privadas, que sonegam impostos, visam apenas o lucro e não trazem benefícios para o Brasil”, acreditando que este momento difícil será superado com o apoio de líderes sindicais, movimentos sociais e com o apoio também da população. “As pessoas estão tomando consciência do que está acontecendo no país e da importância de, como cidadão e cidadã, se organizarem”, finaliza. As propostas foram debatidas e, a partir desta terça-feira, será criada uma Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos no Paraná. Confira abaixo as fotos do evento:

Close