fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:45 Sem categoria

Caixa e BB fazem compromisso no seminário nacional “Nós podemos”

O quarto seminário nacional “Nós Podemos” teve início na manhã de hoje, no Teatro da Caixa, em Brasília, e já rendeu uma parceria. A presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, e o presidente do Banco do Brasil, Francisco de Lima Neto, assinaram uma carta de compromisso conjunto para realizar atividades que contribuam para o alcance dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), pacto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2000 e assumido por 191 países, entre eles o Brasil.

A Caixa e o BB vão desenvolver iniciativas de geração de emprego e renda e inclusão social e econômica. Até agosto de 2008, 200 famílias deverão ser beneficiadas país afora. A proposta é que as soluções de moradia e saneamento da Caixa se somem às estratégias de desenvolvimento regional sustentável do Banco do Brasil e vice-versa, tendo como resultado uma melhoria dos projetos atendidos por ambos.

Diversas autoridades estiveram presentes no seminário, entre elas o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o ministro Paulo Vanuchi (Secretaria Especial de Direitos Humanos) e a ministra Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres). O diretor de Administração e Finanças da Fenae, Jair Pedro Ferreira, também esteve presente.

Na abertura do seminário, Raimunda Teixeira, presidente da Associação das Mulheres Artesãs do Poti Velho, de Teresina (PI), contou a sua trajetória de vida. Lembrou de sua luta diária, sobretudo na época em que chegou a ganhar apenas R$ 2,50 para carregar mil tijolos por dia e de como enfrentou essas dificuldades.

Ela contou que a mobilização de diversos parceiros como a Caixa, o Banco do Brasil e o Sebrae, teve um papel fundamental na mudança da vida dela e de muitas mulheres que como ela carregaram muito tijolo naquela comunidade. Com a ajuda dessas empresas, segundo ela, a comunidade passou por uma qualificação técnica e começou a fabricar peças de melhor qualidade, voltadas para decoração.

Na parte da tarde, o evento discutiu temas sobre desenvolvimento sustentável e integração de políticas sociais. O seminário nacional “Nós Podemos” faz parte do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, criado em 2004 com a finalidade de articular as diversas redes, fóruns de debate, conselhos e demais movimentos temáticos em ações voluntárias em prol da tarefa de mudar o país, a partir dos oito ODMs estipulados pela ONU. A Fenae faz parte deste movimento e desenvolve, em Caraúbas do Piauí (PI), o projeto Movimento Solidário.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO: www.fenae.org.br

Close