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Por 23:04 Sem categoria

CANAIS REMOTOS: Saiba como utilizar serviços da Previdência pela Internet ou por telefone

É possível requerer benefícios pela Internet e agendar atendimento pela Internet ou pela central 135

Da Redação (Brasília) – Os segurados da Previdência Social podem utilizar uma série de serviços sem precisar sair de casa, pela Internet ou por telefone. Desde o agendamento do dia e da hora para ser atendido em uma Agência da Previdência Social (APS) até o requerimento de alguns benefícios, entre outros, os serviços são facilitados por meio desses canais remotos .

O requerimento de benefícios deve ser feito sempre pela Internet, no endereço eletrônico www.previdencia.gov.br. Já o agendamento do atendimento pode ser feito pela Internet ou pela central telefônica 135.

Como fazer:

Internet – Os benefícios que podem ser requeridos pela Internet são o salário-maternidade, a pensão por morte e o auxílio-doença. No item serviços os segurados podem fazer pedidos de prorrogação ou de reconsideração do auxílio-doença; atualização de endereço; informações sobre o andamento de processos; simulação de contagem de tempo de contribuição; certidões e extratos e cadastramento de acidentes de trabalho.

O pedido de prorrogação do auxílio-doença é feito quando o segurado não se sente em condições de trabalhar após receber alta pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já o pedido de reconsideração é utilizado caso o segurado não concorde com o indeferimento do benefício após avaliação pericial contrária aos seus interesses.

O segurado também pode agendar atendimento pela Internet para o advogado obter e devolver processo, recebimento de documentos em poder da Previdência, vistas de processo, entrada de recurso de benefício, verificar andamento de processo que tramita há mais de 45 dias e solicitar cópia de processo.

É importante lembrar que o segurado deve ter em mãos todos os documentos e informações necessárias ao requerimento dos benefícios ou serviços, pela Internet ou por telefone. Como a relação de documentos muda a depender do benefício ou do serviço, o interessado deve conferir os documentos necessários no site da Previdência.

Central 135- Muitos serviços podem ser obtidos por meio da central telefônica da Previdência Social, número 135. É possível agendar dia e hora para solicitar auxílio-reclusão, salário-maternidade, aposentadoria, pensão e benefício assistencial.

Pela Central 135 o segurado também agenda atendimento para pedir Certidão de Tempo de Contribuição (CTC); simular contagem de tempo de contribuição; realizar perícia médica e fazer pedido de prorrogação ou de reconsideração do auxílio-doença. Todos esses serviços também estão disponíveis pela internet.

(ACS/MPS)

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.previdenciasocial.gov.br.

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