fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:12 Sem categoria

É hora de propor e debater, é o começo da campanha salarial

12ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná será realizada no próximo final de semana

Nos dias 26 e 27 de junho, cerca de 300 trabalhadores bancários de dez sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná (FETEC-CUT-PR) participam da 12ª Conferência Estadual das Bancárias e dos Bancários para deliberar sobre as reivindicações da categoria bancária para a Campanha Nacional dos Bancários 2010. A data-base de negociação dos bancários é 01 de setembro.

A programação da Conferência terá início com uma saudação aos presentes, contando com a participação de lideranças regionais. Serão realizadas exposições sobre conjuntura econômica, com a participação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e conjuntura política, que terá uma análise preparada pelo secretário de Finanças da Contraf-CUT e de Formação da FETEC-CUT-PR, Roberto Von Der Osten.

A inscrição para a Conferência foi aberta a todos os trabalhadores bancários, sindicalizados ou não. Durante a Conferência, que está em sua 12ª edição, serão apresentados resultados de uma consulta realizada em todas as 10 bases sindicais sobre as prioridades dos trabalhadores para a campanha. Com os resultados dessa consulta e com dados encaminhados pela Contraf-CUT num caderno de subsídios para as discussões, os participantes irão debater em grupos sobre os eixos da campanha salarial, definidos pelo Comando Nacional dos Bancários: remuneração; emprego; saúde do trabalhador e segurança bancária; sistema financeiro nacional. As propostas aprovadas na Conferência Estadual serão encaminhadas para a Conferência Nacional, marcada para os dias 23, 24 e 25 de julho, no Rio de Janeiro.

As metas de campanha são importantes para definir o que será negociado com a FENABAN, o braço sindical da FEBRABAN, e norteiam as conquistas dos trabalhadores após mobilizações, como o atual aumento da licença-maternidade para 180 dias, o valor de reajuste salarial anual com aumento real e outros benefícios.

Para o presidente da FETEC-CUT-PR, Elias Jordão, tendo como base as Conferências Regionais já realizadas “as perspectivas são boas, considerando a qualidade dos debates já realizados e a quantidade de trabalhadores que participaram ativamente”. Elias acredita que o documento elaborado após a conferência irá beneficiar os bancários do Estado com uma contribuição ao documento final elaborado pelo Comando Nacional. “Desse debate vamos tirar uma boa proposta que possa ser elencada na Conferência Nacional. Considerando a consulta aos trabalhadores bancários do Paraná, as reivindicações seguem uma linha em todas as regiões, restando poucos pontos polêmicos que deverão ser definidos somente após a Plenária final no domingo”.

No domingo, 27, os trabalhadores bancários participantes do evento interessados em participar da Conferência Nacional em julho poderão inscrever suas chapas, através de indicação dos sindicatos, que serão submetidas à votação durante a conferência.

Aqui no Paraná, participam da Conferência Estadual os trabalhadores vinculados aos Sindicatos dos Bancários de Londrina, Arapoti, Apucarana e Cornélio Procópio e respectivas regiões, vinculados à base do Vida Bancária; aos Sindicatos dos Bancários de Campo Mourão, Guarapuava, Paranavaí, Toledo e Umuarama e respectivas regiões, vinculados à base do Pactu; e trabalhadores bancários da base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região. O encontro será no hotel Tulip Inn, em Curitiba, a partir das 8h30min de sábado (26).

Programação da 12ª Conferência Estadual das Bancárias e dos Bancários

26/06 – sábado

08h30 – Início do credenciamento dos delegados efetivos
09h00 – Abertura oficial
09h30 – Leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno
10h00 – Exposição sobre Conjuntura Econômica pelo DIEESE
11h00 – Exposição sobre a Conjuntura Política e a Campanha Salarial pela CONTRAF-CUT
12h00 – Divulgação do resultado da consulta realizada pelos 10 sindicatos
12h10 – Exposição sobre o plano de benefícios ANAPARPREV pela PETROS
12h30 – Almoço
14h30 – Encerramento do credenciamento dos delegados efetivos e início do credenciamento dos delegados suplentes
14h30 – Início dos trabalhos em grupos para discussão dos temas e definição de estratégias

Grupo 1 – Remuneração
Grupo 2 – Emprego
Grupo 3 – Saúde do trabalhador e Segurança bancária
Grupo 4 – Sistema Financeiro

15h00 – Encerramento do credenciamento dos delegados suplentes
18h00 – Encerramento dos trabalhos em grupos
19h30 – Jantar e confraternização

27/06 – domingo

09h00 – Início da plenária final da 12ª Conferência Estadual
09h30 – Apresentação dos trabalhos em grupos
10h00 – Início das inscrições de chapas para a 12ª Conferência Nacional dos Bancários
11h45 – Encerramento da apreciação das propostas apresentadas pelos grupos, encerramento das inscrições de chapas para a Conferência Nacional
12h00 – Apresentação das chapas e início da votação
12h30 – Término da votação, proclamação do resultado e encerramento da 12ª Conferência Estadual dos Bancários da CUT do Paraná
13h00 – Almoço

Local: Hotel Tullip Inn (Av Manoel Ribas, 5480 – Santa Felicidade – Curitiba/PR).

Por Paula Padilha, jornalista.

FETEC-CUT-PR.

Close