fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:01 Sem categoria

Governador não dialoga e estudantes já ocupam 600 escolas no Paraná

Em resposta a anúncio de recesso escolar e outras ações para esvaziar movimento, alunos ocuparam mais uma centena de unidades somente hoje; em todo país, são mais de 600

por Cida de Oliveira, da RBA – publicado 17/10/2016 19:54

Reprodução

força policial goioerê.jpg

Reintegração de escola no Paraná, na semana passada: alunos reagem com mais ocupações

São Paulo – O movimento estudantil contra a Medida Provisória 746, que fragmenta o ensino médio, e contra a PEC 241, que engessa investimentos em educação e saúde, ultrapassou hoje a marca das 617 escolas e campi universitários em todo o país.

O estado do Paraná, que concentra o maior número de ocupações, teve hoje (17) outras 100 escolas ocupadas por alunos. De acordo com a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), a ação é uma resposta ao governo de Beto Richa (PSDB), que determinou recesso de cinco dias a partir de hoje nas escolas ocupadas como forma de esvaziar o movimento.

O governo paranaense divulgou hoje que a Procuradoria-Geral do Estado está convocando o Ministério Público, os Conselhos Tutelares e o Poder Judiciário para fiscalizar a presença de menores de idade nas escolas ocupadas.

O argumento é obediência à Constituição, que garante prioridade absoluta à defesa da integridade física e psicológica dos menores. O procurador-geral do estado, Paulo Sérgio Rosso, afirmou que “nossa maior preocupação é que os menores que estão nessas escolas sejam submetidos a situação de risco”.

A Associação dos Conselhos Tutelares do Paraná (ACTEP), porém, divulgou nota em que declara apoio às ocupações como manifestação legítima em defesa da educação. A entidade afirma que os estudantes estão sendo “protagonistas da luta e defesa de seus direitos” e que os conselheiros previnam e combatam ações repressivas contra os manifestantes que estejam cumprindo com seus deveres.

Notícia colhida no sítio http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2016/10/beto-richa-nao-dialoga-e-estudantes-ja-ocupam-600-escolas-no-parana-9921.html

Close