fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:03 Sem categoria

Governo federal inclui novas vacinas no calendário oficial

O coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Congresso Nacional, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), elogiou a iniciativa do Ministério da Saúde de incluir duas novas vacinas- a pentavalente e a vacina inativada poliomielite (VIP) – nas campanhas de vacinação das crianças.

A pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente, que deixa de ser ofertada e protege contra a difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenza tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) e a vacina contra a hepatite B. Ela é destinada aos bebês de dois, quatro e seis meses de vida. Segundo o ministério da Saúde estão mantidos, no entanto, os dois reforços com a DTP (Vacina Tríplice Bacteriana), aos 12 meses e aos quatro anos de idade. Os recém-nascidos continuam recebendo a primeira dose da vacina hepatite B, nas primeiras 24 horas de vida para prevenir a transmissão vertical.

A vacina inativada poliomielite (VIP) também é injetável e visa imunizar as crianças contra a paralisia infantil, principalmente as que nunca foram imunizadas contra a doença. A primeira dose será administrada aos dois meses; a segunda, aos quatro meses de vida e a terceira dose, aos seis meses. A dose de reforço, aos quinze meses, continua via oral, ou seja, duas gotinhas.

“Além de conscientizar, a inclusão das novas vacinas faz com que os pais, responsáveis e os profissionais de saúde se atualizem”, afirmou Fonteles.  Ele enfatizou, também, o reforço da vacinação contra a hepatite B e a necessidade de “não baixar a guarda” para a poliomielite, que será injetável para o recém-nascido, o que aumenta a proteção da criança e a manutenção do reforço da vacina, via oral, aos 15 meses de idade.

A próxima campanha acontece de 18 a 24 de agosto, em todo o país. As vacinas vão estar à disposição de 14,1 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, nos 34 mil postos fixos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), além dos postos volantes.  Trezentos e cinquenta mil profissionais de saúde e cerca de 42 mil veículos estarão envolvidos na campanha.

Segundo o ministério, serão disponibilizados cerca de R$ 18,6 milhões, transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais.

Nazareno Fonteles ressaltou, ainda, a iniciativa do governo Dilma de fazer no mesmo período uma campanha pela suplementação de vitamina A, com a reposição das deficiências nutricionais em crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, nas regiões mais carentes do país. A estratégia faz parte da Ação Brasil Carinhoso e vai priorizar estados das regiões Norte e Nordeste e as cidades das regiões dos Vales do Mucuri  e Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Ivana Figueiredo com agências.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www.ptnacamara.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12289:governo-inclui-novas-vacinas-no-calendario-oficial-petista-elogia&catid=42:rokstories&Itemid=108

 

Close