fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:38 Sem categoria

“O golpe e suas consequências na soberania nacional e nos direitos da classe trabalhadora” será o tema de seminário em Londrina, no próximo sábado (09)

O mesmo seminário está previsto para ser realizado em Curitiba (16/07) e Toledo (23/07).

O Sindicato dos Bancários de Londrina irá sediar o Seminário “Concepção de Estado no Governo do vice-presidente Temer e seus Reflexos na Soberania Nacional e nos Direitos Trabalhistas e Sociais da Classe Trabalhadora”. O evento acontecerá no próximo sábado (09), das 13h às 18h, na sede do sindicato, que fica na av. Rio de Janeiro, 854. O seminário é patrocinado pela CUT-PR em parceria com a Frente Brasil Popular.

O objetivo é despertar os (as) trabalhadores (ras) para as perdas que estão sendo impostas pela agenda neoliberal, instalada pelo golpe de estado em curso.

Para comentar o golpe e a entrega do controle nacional das matrizes energéticas e desmontar a política de conteúdo interno (nacionalização de tecnologias) o palestrante será Robson Formica, do MAB (Movimento de Atingidos por Barragens).

Debatendo a agenda neoliberal do golpe frente aos direitos trabalhistas, o seminário contará com Carlos Roberto Scalassara, assessor jurídico do Sindicato dos Bancários de Londrina.

Na discussão sobre a agenda do golpe para a reforma da previdência, o convidado será José Altair Monteiro Sampaio, dirigente da Anapar Brasil e da FETEC-CUT-PR, que vai mostrar a farsa do déficit da previdência e o que os golpistas pretendem nos fundos de pensão complementar.

Fechando o seminário, o convidado Gustavo Erwin Kuss (o Red), da Frente Brasil Popular, vai falar sobre o papel das entidades sindicais e dos demais movimentos populares no combate ao golpe do “impeachment”.

Programação:

13h – Abertura (20’). CUT PR / CUT Regional (Doris) / Frente Brasil Londrina

13h30min – Mesa 01: Agenda neoliberal do governo interino e suas consequências para a soberania nacional (1h50min)

-Exposição sobre projeto “Ponte para o Futuro”. Expositor: Antonio Pereira da Silva, dirigente do SEEB Apucarana. Ele é professor, economista, mestre em Economia e doutorando em Serviço Social e Política Social.

-Concepção de estado do governo golpista e seus reflexos na soberania nacional e nas políticas públicas. Expositor: Robson Formica – MAB. Coordenação da Mesa: CUT-PR

15h20 –  Intervalo (15’)

15h35 – Mesa 02: O golpe do “impeachment” e o ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora (1h50min)

– O governo do vice-presidente Temer e sua proposta de reforma trabalhista. Expositor: Carlos Roberto Scalassara. Mestre em Direito, Estado e Cidadania. Atua como Assessor Jurídico do SEEB LD.

– Os apontamentos do governo do vice-presidente Temer e do mercado financeiro para a reforma da previdência geral e para normatização da previdência. Expositor: José Altair Sampaio – Dirigente da ANAPAR e da FETEC-CUT-PR. Coordenação da Mesa: CUT Regional

17h25 – Mesa 03: Papel do movimento sindical e demais movimentos sociais contra o golpe do “impeachment” (40’). Expositor: Gustavo Erwin Kuss, assessor do SEEB Curitiba e membro da Frente Brasil Popular. Coordenação da Mesa: Frente Brasil Popular – Londrina.

18h – Encerramento

Close