fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:40 Sem categoria

Acesp defende proximidade entre TVs comunitárias e sindicalismo

O sindicalismo tem condições, legitimidade e base legal para aproximar-se mais das televisões comunitárias. E a custo praticamente singelo.
A afirmação é de Fernando Mauro Trezza, um dos pioneiros da televisão comunitária no Brasil e presidente reeleito da Acesp (Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo).

Ele foi entrevistado pelo jornalista João Franzin no Vídeo da Semana, que está no ar pela TV Agência Sindical em nosso canal no YouTube. Fernando Mauro chama o sindicalismo à participação: “A entidade sindical pode propor programa, pode produzir programa próprio, pode fazer parceria com uma produtora ou, simplesmente, entrar em contato com a TV Comunitária local e pedir para participar de programas de debate”. 

Empregos – Com 60 Canais no Estado de São Paulo e mais de 120 em todo o País, as emissoras comunitárias também geram oportunidades de trabalho e empregos. “Seguramente, os canais comunitários já empregam mais de mil profissionais, de várias funções. Se somarmos com as produtoras, esse número triplica”, diz Fernando Mauro Trezza. 

Repórter – Umas dessas emissoras, a TV Guarulhos (Canal 3 da NET), é coordenada pelo jornalista, que estimula a participação de lideranças sindicais nos programas da sua grade. A TV também reapresenta, todo sábado, o programa Repórter Sindical na Web que vai ao ar às quintas, ao vivo, na TV Agência Sindical.  

Para Fernando, as novas tecnologias fortalecerão os meios não-tradicionais de comunicação. Ele é otimista quanto a avanços legais e institucionais. Recentemente, esteve à frente da articulação no Congresso Nacional, que restabeleceu a Frente Parlamentar Pró-TVs Comunitárias. 

Fonte: Agência Sindical

Close