fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:31 Sem categoria

Participação nos Lucros e Resultados precisa ser mais justa e transparente para todos os trabalhadores bancários

Valores não podem ser inferiores aos referentes ao ano de 2008.

A PLR no Banco do Brasil conta com regras mais amplas que o atual modelo aditivo da CCT.

Os trabalhadores têm direito de receber não apenas com base nos lucros, mas também pelos resultados que ajudaram a construir durante o ano inteiro.

Comando Nacional cobra da Fenaban fórmulas para um novo modelo de PLR

O Comando Nacional dos Bancários realizou nesta segunda-feira 13 de julho a quinta rodada de negociação com a Fenaban em um esforço de construção de um novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). “Não podemos mais aceitar o atual modelo, uma vez que pelos seus critérios os bancários poderiam não receber PLR adicional este ano, apesar de todo o empenho da categoria nos resultados e dos altos lucros dos bancos. Precisamos encontrar outras fórmulas que torne a PLR mais justa e mais transparente para todos os bancários”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador do Comando Nacional.

Na rodada de negociação desta segunda-feira, o Comando Nacional reafirmou que é necessário encontrar outras fórmulas que não estejam vinculadas a uma parte da variação do lucro líquido. Apesar de os bancos continuarem lucrando muito mesmo com a crise, o atual modelo poderia levar a uma redução drástica dos valores recebidos pelos bancários.

Como hipóteses, o Comando citou dois exemplos de modelos. O primeiro é o modelo aprovado na Conferência Nacional dos Bancários do ano passado, que é um número de salários mais um valor fixo para todos. Um segundo modelo possível poderia ser uma proposta construída a partir do que já está acordado entre o movimento sindical e o Banco do Brasil, que é composto de três partes: uma proporção do salário, mais um valor fixo e mais um percentual do lucro líquido ou outros indicadores/contas distribuídos linearmente para todos os bancários.

Conferência Nacional começa sexta-feira

A discussão sobre o novo modelo de PLR será feita pela 11ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada em São Paulo nos dias 17, 18 e 19 de julho (sexta a domingo próximos). Os mais de 750 delegados eleitos nas conferências regionais definirão a proposta de PLR e as demais cláusulas da pauta de reivindicações, além da estratégia da Campanha Salarial 2009.

Os integrantes do Comando Nacional dos Bancários que participaram das negociações com a Fenaban permanecem em São Paulo para participar, nesta terça e quarta, de um seminário preparatório à 11ª Conferência Nacional. Na quinta-feira, também será realizado o 2º Encontro Nacional de Comunicação da Contraf-CUT.

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

=====================================================

Conferência Nacional dos Trabalhadores Bancários começa nesta sexta-feira, 17 de julho

Delegados bancários eleitos em todo o país definirão a pauta que será levada aos banqueiros, em agosto

São Paulo – Após cerca de 20 encontros, entre conferências estaduais e regionais, bancários eleitos em todo o Brasil definem nos dias 17, 18 e 19 de julho, durante sua 11ª Conferência Nacional, a pauta de reivindicações que será apresentada aos banqueiros no mês de agosto.

A data-base da categoria bancária é 1º de setembro. Ou seja, a partir desse dia os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) estão em negociação. Por isso, todos os anos, um dos primeiros atos da mesa de negociação de que participam os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários é a ultratividade do acordo, o que significa que ele vale durante determinado período em que durarem as negociações.

Os bancários são um exemplo de organização entre os trabalhadores brasileiros e de todo o mundo. Mantêm há 17 anos uma convenção nacional, a CCT, um contrato de trabalho que vale para todos os bancários do Brasil. Essa e outras tantas conquistas da categoria vieram do empenho e da organização de milhões de trabalhadores ao longo de quase um século de luta. Tudo isso de acordo com um clima democrático, de participação e mobilização que é uma das principais marcas da categoria bancária.

Passo a passo – Há alguns anos, um dos primeiros passos da campanha nacional é a consulta por meio da qual os trabalhadores indicam suas prioridades. Em 2009, cerca de seis mil funcionários de bancos públicos e privados de São Paulo, Osasco e região responderam à pesquisa feita pelo Sindicato indicando o que querem neste ano.

Essas informações foram reunidas às de outros trabalhadores do estado e no dia 4 referendadas pelos delegados bancários eleitos que participaram da conferência estadual em São Paulo: reajuste salarial de 10% (com aumento real de 5% mais a inflação projetada de 4,72%), além de PLR de três salários mais R$ 3.500.

Durante a Conferência Nacional serão debatidas as informações retiradas de consultas feitas em todo o Brasil. “Esse importante espaço em que a vontade expressa pelo bancário é a que vale representa a força da nossa categoria”, avalia o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “A participação dos bancários em todas as etapas da campanha dá representatividade aos integrantes do Comando Nacional que negociam com os banqueiros da Fenaban”, destaca Marcolino, reforçando que essa participação está só começando. “Neste domingo saberemos o índice de reajuste que iremos buscar e todos os demais itens que vamos arrancar dos banqueiros em mais um ano de muita luta. O cenário de crise, fusão de empresas e inflação baixa, em que os bancos estão nadando de braçada, tornará nossa campanha bastante difícil. Mas já são cinco anos em que com muita mobilização arrancamos aumento real de salário e sempre uma nova conquista. Não será diferente em 2009”, completa Marcolino.

Por Redação – 13/07/2009.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

====================================================

Representantes dos trabalhadores bancários de todo o país estarão reunidos para definir a pauta de reivindicações a ser entregue à Federação dos Bancos em agosto

Os representantes dos trabalhadores bancários de todo o Brasil estarão reunidos entre os dias 17 e 19 de julho na 11ª Conferência Nacional. Realizada em São Paulo, a conferência definirá as reivindicações dos bancários na Campanha Salarial 2009.

A data-base da categoria bancária é 1º de setembro. A partir desta data, os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) estão em negociação. Vale lembrar que a CCT dos trabalhadores bancários é válida em todo território nacional e é um dos acordos que rege relações de trabalho mais completo em comparação com as demais categorias profissionais.

A CCT dos bancários é resultado da organização dos trabalhadores que mantêm, há 17 anos, esta convenção nacional. “Todos os anos os banqueiros ameaçam retirar direitos assegurados na CCT”, lembra Ana Smolka, dirigente do Banco do Brasil. “Lutamos primeiramente para manter nossos direitos e em seguida, para avançar. Cada cláusula presente na CCT tem sua história de luta, de mobilização, de greve e até de mortes de dirigentes sindicais”.

Propósito da Conferência -Durante a Conferência Nacional serão debatidas as informações retiradas de consultas feitas em todo o Brasil. Após as consultas, foram realizadas conferências regionais e estaduais. Nestas conferências, as prioridades dos trabalhadores e suas necessidades foram amplamente discutidas. Estas etapas garantem a democracia e transparência no processo que define a minuta.

Paraná e São Paulo defenderão na Conferência Nacional a reivindicação de 5% de ganho real. Embora o cenário econômico torne a campanha difícil, a expectativa dos trabalhadores bancários é de provar que a lucratividade do setor bancário sofreu minimamente com a crise e que portanto, é possível valorizar os seus trabalhadores com uma política de remuneração mais justa e melhores condições de trabalho.

“Desde 2004 estamos conquistando aumento real nos salários com muita força e mobilização. Não há motivos para acreditar que este ano será diferente”, observa Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Cobertura da Conferência Nacional- O Sindicato dos Bancários fará uma ampla cobertura das discussões e deliberações da 11ª Conferência Nacional dos Bancários. Confira notícias atualizadas durante todo o final de semana na página do Sindicato.

SEEB/Curitiba com informações do SP Bancários.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

=====================================================

Começa nesta sexta, em São Paulo, a 11ª Conferência Nacional dos Bancários

Com a participação 640 delegados eleitos nos encontros regionais e 60 observadores inscritos, começa nesta sexta-feira 17, em São Paulo, a 11ª Conferência Nacional dos Bancários. Durante três dias, os representantes dos bancários de todo o país discutirão os problemas da categoria e definirão a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2009.

“A Conferência Nacional é um momento importante de discussão e de deliberações por parte da categoria, coroando um processo democrático de participação dos bancários, que passou pelas consultas, por assembleias em sindicatos e pelas conferências regionais”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

A programação

É esta a programação da 11ª Conferência Nacional dos Bancários:

Dia 17
9h às 17h:
– Encontro Nacional sobre Saúde e Condições de Trabalho
– Encontro Nacional sobre Emprego e Remuneração
– Encontro Nacional sobre Segurança Bancária
– Encontro Nacional sobre Previdência Complementar

18h às 19h30h – Jantar

20h – Abertura solene da Conferência

Dia 18
9h às 12h
– Debate sobre conjuntura política com o ministro Luiz Dulci
– Debate sobre conjuntura econômica com o diretor do Dieese Sérgio Mendonça
– Aprovação do Regimento Interno da 11ª Conferência

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 16h – Plenária geral
– Apresentação do resultado do Mapa da Diversidade – Cida Bento (CEERT)
– Apresentação da pesquisa nacional da campanha encomendada pelo Comando Nacional dos Bancários.

16h às 18h – Plenária geral
– Encaminhamentos dos Encontros Temáticos

Dia 19
9h às 13h – Plenária geral
– Continuação dos encaminhamentos dos Encontros Temáticos
– Estratégia Campanha Salarial 2009
– Eixos da campanha
– Plano de lutas/calendário
– Mobilização
– Aprovação geral da pauta de reivindicações
– Eleição do Comando Nacional dos Bancários
– Debate e votação de moções
– Encerramento

Fonte: Contraf-CUT.

====================================================

Contraf-CUT realiza nesta quinta o 2º Encontro Nacional de Comunicação

A Contraf-CUT realiza nesta quinta-feira 16, véspera da 11ª Conferência dos Bancários, o 2º Encontro Nacional de Comunicação, dirigido aos jornalistas e secretários de imprensa das federações e dos sindicatos filiados. Começará às 9h, no auditório da Contraf-CUT, em São Paulo.

“Com o 2º Encontro Nacional, pretendemos fazer uma reflexão entre os dirigentes sindicais e os jornalistas sobre a importância da comunicação e das mídias no mundo contemporâneo, o papel da comunicação sindical na disputa capital-trabalho e como avançar na construção da Rede de Comunicação dos Bancários”, afirma Ademir Wiederkehr, secretário de Imprensa da Contraf-CUT.

Participarão do Encontro como palestrantes os jornalistas e pesquisadores Venício A. Lima (Universidade de Brasília) e Bernardo Kucinski (Universidade de São Paulo) e Ottoni Fernandes Jr, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e membro da comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que está marcada para dezembro.

Programação

9h: Abertura

10h: Painel Mídia e Democracia

Palestrantes:

Ottoni Fernandes Junior, jornalista, subchefe executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e membro da comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação.

Bernardo Kucinski, jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, é colaborador da Agência Carta Maior e vice-presidente do Observatório Brasileiro de Mídia. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, é autor, entre outros, dos livros A síndrome da antena parabólica: ética no jornalismo brasileiro (1996) e As Cartas Ácidas da campanha de Lula de 1998 (2000) e Jornalismo na Era Virtual: Ensaios Sobre o Colapso da Razão Ética (2005).

12h30: Almoço

14h: Painel Novas tecnologias e a batalha da comunicação

Palestrante: Venício A. Lima, professor de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília (aposentado), onde fundou e é pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp). Com pós-doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign e pela University of Miami-Ohio, Venício Lima é colaborador do Observatório da Imprensa e autor de vários livros, entre eles Mídia: teoria e política (2001) e Comunicação e televisão – Os desafios da pós-globalização (2004, com Sérgio Capparelli) e Mídia: Crise política e poder no Brasil (2006).

16h: Apresentação do projeto Rede Brasil Atual (revista, portal e rádio).

16h30: Mídia da Campanha Salarial 2009 e Rede de Comunicação dos Bancários.

18h: Encerramento

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

Close