fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:48 Sem categoria

Santander: Rodada marcada já

Santander: Rodadas de negociação já têm data marcada

(São Paulo) Ocorreu hoje, dia 25, negociação entre a Comissão de Organização dos Emrpegados do Santander da Contraf-CUT (COE-Santander) e o banco. A reunião ocorreu na sede da empresa e discutiu a pauta específica de reivindicações dos funcionários.

Os bancários propuseram dividir as cláusulas em grupos para organizar as etapas de negociação, o que foi aceito pelos representantes do Santander. No Grupo 1, ficaram cláusulas que já constam hoje do aditivo do Santander e precisam ser apenas renovadas; o Grupo 2 reúne cláusulas que já constam do aditivo, mas nas quais os trabalhadores reivindicam melhorias; e no Grupo 3, cláusulas a serem incluídas no aditivo. Além disso, serão debatidos também os aditivos de Cabesp e Banesprev e o acordo de PPR.

Com base nessa divisão, foram agendadas outras três rodadas de negociação. No dia 6/11, será discutido o Grupo 1 e, se houver tempo, Grupo 2. Em 9/11, pretende-se terminar as discussões sobre o Grupo 2 e começar o Grupo 3. E no dia 14/11, está prevista discussão sobre o Grupo 3, aditivos de Cabesp e Banesprev e acordo de PPR.

Por conta das negociações, o aditivo geral do Santander à Convenção Coletiva foi prorrogado até o dia 15 de novembro. “Nós vamos negociar para manter algumas cláusulas que foram incorporadas. Queremos discutir temas como o auxílio-educação, saúde de boa qualidade para todos e a questão da PPR, que afetam todos os funcionários”, explica Paulo Stekel, diretor da Contraf-CUT e membro da COE-Santander. “Esperamos que o banco mantenha disposição de negociar, para que possamos alcançar bons resultados”, sustenta.

Fusão com ABN/Real
Na negociação, os dirigentes sindicais manifestaram a preocupação dos funcionários com o futuro dos empregos, diante da venda do ABN para o consórcio integrado pelo Santander, RBS (Royal Bank of Scotland) e Fortis. O representante do Santander respondeu que o consórcio comunicou que haverá uma fase de transição. No período de 60 a 90 dias, o consórcio fará a divisão dos bancos adquiridos.

Ele salientou que, em recente conversa com executivos do banco, o presidente do Santander, Emilio Botín, disse que os bancos e suas administrações e bandeiras seguirão separadas e independentes por um período de até três anos.

Fechamento de agências pioneiras
O presidente da Afubesp, Paulo Salvador, reclamou do fechamento de agências pioneiras e postos de serviços no interior de São Paulo, o que tem acarretado a demissão de funcionários e protestos de prefeitos e comunidades. “Há municípios que ficaram sem atendimento bancário e a unidade mais próxima fica a 150 quilômetros de distância”, denunciou.

O representante do banco respondeu que tem ocorrido mais abertura de agências, mas reconheceu o fechamento de 30 unidades, na sua maioria de postos. O banco disse que os funcionários não foram demitidos, exceto em Andradina, e que muitos empregados acabaram sendo transferidos e realocados. Ele também negou que haja qualquer relação com a compra do ABN.

Expectativas
“O início das negociações mostrou a disposição do banco em negociar as cláusulas da pauta específica” aponta um dos representantes da COE no RS e diretor do Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana, Francisco Dutzig, que participou da reunião. “Queremos conquistar o auxílio-educação, a exemplo de outros bancos, além de um novo PPR, entre outras demandas”, enfatiza.

“A definição do calendário de negociação e a prorrogação da vigência do aditivo até 15 de novembro foram os principais resultados da primeira rodada de negociação da pauta específica. Agora, vamos discutir a manutenção das cláusulas que conquistamos no ano passado e buscar novos avanços, como a garantia de emprego contra demissões imotivadas, plano de cargos e salários, adiantamento para viagem a serviço, reajuste do quilômetro rodado, empréstimo de férias”, destaca o integrante do RS na COE e diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e da Afubesp, Ademir Wiederkehr, que também esteve presente.

Alcione C.Macedo-Coordenador Seeb/Gpuava/Pr
Fonte Contrafcut

Close