fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:55 Sem categoria

Segurança do povo paranaense é prioridade para trabalhadores

Câmara Municipal de Ponta Grossa realiza audiência sobre segurança bancária

Atividade teve a participação da CUT-PR, da FETEC-CUT-PR, FETRAVISP, do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região

Na terça-feira (29/05) a Câmara Municipal de Ponta Grossa, a pedido da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), promoveu uma audiência pública para discutir a segurança bancária. A atividade fez parte da CPI da Segurança Pública da Câmara de Vereadores da cidade e foi organizada pela Vereadora Ana Maria B. Holleben, que é relatora da CPI.

O secretário geral da FETEC-CUT-PR, Carlos Alberto Copi, apresentou pesquisa nacional apontando os alarmantes números da violência no setor. O presidente da FETRAVISP, João Soares, falou sobre a crescente prática do uso de explosivos nos caixas eletrônicos.

Durante o evento foram debatidos diversos outros problemas relacionados à segurança bancária que atingem diretamente a população, os bancários e os vigilantes. Um dos temas foi uma saída para que os bancos se adequem as leis de instalação de portas de seguranças e biombos.

“Os bancos arrecadam milhões de reais das mais diversas formas e sem dúvida são o setor que tem mais lucros no Brasil. É impossível que seja tão difícil garantir a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras que estão dentro das agências e também da população”, avalia a presidenta da Central, Regina Cruz.

De acordo com o presidente da Câmara Edilson Fogaça as autuações acontecem mas os bancos não tomam nenhuma providência. O presidente declarou que o Município já aplicou no ano de 2012 em multas o valor de R$ 3,2 milhões as agências por descumprimento da lei.  “É espantoso o descaso dos bancos com preservação da vida das pessoas que trabalham nas agências e dos clientes”, enfatizou.

Outro ponto debatido foi o local de estacionamento do carro-forte, a proposta é que os bancos reservem um espaço apropriado para estacionamento de carro-forte, que não problematize o trânsito e garanta a segurança.

Além das entidades ligadas aos bancários e vigilantes também participaram representantes dos sindicatos dos metalúrgicos de Ponta Grossa e Região e bancários de base do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e Região.

A CUT-PR continuará buscando o debate sobre segurança nas Câmaras Municipais do interior do Paraná, a legislação sobre o assunto se encontra defasada e é tarefa constitucional das autoridades municipais legislar sobre o assunto.

Escrito por: CUT-PR com informações do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br

Close