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Aposentadoria poderá ser solicitada por telefone

Em breve, o requerimento de aposentadoria poderá ser feito pelo telefone, anunciou o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Valdir Moysés Simão. O Prev Fone, que funciona pelo número 0800780191, será estendido para todo o país.

“Nós pretendemos, também, com a nova central, agendar o atendimento. Se o segurado chegar com toda a documentação necessária, nós vamos tentar já decidir se concedemos ou não a aposentadoria, o que chamamos de atendimento resolutivo”, afirmou Simão.

10% da demanda são de requerimentos de aposentadoria

De acordo com o presidente do INSS, os requerimentos de aposentadoria representam menos de 10% da demanda total dos postos de atendimento. Há dois tipos mais comuns de aposentadoria: por tempo de contribuição e por idade.

Em relação ao recadastramento dos aposentados e pensionistas, Simão afirmou que o INSS não tem verificado dificuldades de comparecimento. “O segurado está sendo avisado pelo próprio banco onde ele recebe o pagamento. Se não é ele que recebe, é o procurador, ele pode fazer a atualização do cadastro. E depois vamos checar na residência do segurado se de fato ele existe e está vivo”, disse o presidente do INSS.

Ele afirmou que o procedimento é fundamental para que o INSS tenha a garantia de que os pagamentos estão sendo feitos às pessoas que têm o direito de receber. A expectativa é de que sejam suspensos os pagamentos de cerca de 2,5 milhões de benefícios.

Folha Online com informações da Agência Brasil

Por 12:06 Notícias

Aposentadoria poderá ser solicitada por telefone

Em breve, o requerimento de aposentadoria poderá ser feito pelo telefone, anunciou o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Valdir Moysés Simão. O Prev Fone, que funciona pelo número 0800780191, será estendido para todo o país.
“Nós pretendemos, também, com a nova central, agendar o atendimento. Se o segurado chegar com toda a documentação necessária, nós vamos tentar já decidir se concedemos ou não a aposentadoria, o que chamamos de atendimento resolutivo”, afirmou Simão.
10% da demanda são de requerimentos de aposentadoria
De acordo com o presidente do INSS, os requerimentos de aposentadoria representam menos de 10% da demanda total dos postos de atendimento. Há dois tipos mais comuns de aposentadoria: por tempo de contribuição e por idade.
Em relação ao recadastramento dos aposentados e pensionistas, Simão afirmou que o INSS não tem verificado dificuldades de comparecimento. “O segurado está sendo avisado pelo próprio banco onde ele recebe o pagamento. Se não é ele que recebe, é o procurador, ele pode fazer a atualização do cadastro. E depois vamos checar na residência do segurado se de fato ele existe e está vivo”, disse o presidente do INSS.
Ele afirmou que o procedimento é fundamental para que o INSS tenha a garantia de que os pagamentos estão sendo feitos às pessoas que têm o direito de receber. A expectativa é de que sejam suspensos os pagamentos de cerca de 2,5 milhões de benefícios.
Folha Online com informações da Agência Brasil

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