fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:23 Sem categoria

Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região promove assembléia nesta quarta

Trabalhadores bancários de Curitiba e Região estão convocados a participar nesta quarta-feira (4), às 18h30, de assembléia geral extraordinária com intuito de realizar remanejamento na Diretoria Executiva. A substituição se faz necessária devido a aposentadoria de José Paulo Staub, bancário do BB.

O companheiro Staub é dirigente sindical desde a década de 80. Trabalhou no BB por 34 anos, foi delegado sindical e participou do MOB (Movimento de Oposição Bancária) em 1993, fazendo parte da direção do sindicato desde então. Nesta gestão, atuava na Secretaria Geral. Na Campanha Nacional dos Bancários 2006, Staub ocupou a presidência do Sindicato, substituindo provisioriamente Marisa Stedile na condução da entidade. A assembléia será realizada no Hotel Del Rey (Ermelino de Leão, 18).

BB: Aprovação acordo da CCP

Uma segunda assembléia será realizada no mesmo dia e horário para aprovar o acordo da Comissão de Conciliação Prévia. O acordo que expirava no dia 30 de junho foi renovado por mais dois anos. A CCP foi criada para intermediar conflitos entre trabalhadores e banco antes de uma possível ação na Justiça.

CEF: Sindicato obtém vitória contra CI 293

O Sindicato dos Bancários de Curitiba obteve uma vitória no dia 25 de junho de 2007 em relação a Circular Interna 293 expedida pela Caixa Econômica Federal. A circular, editada em dezembro de 2006, pune os empregados que questionam a jornada de trabalho (7ª e 8ª hora) para cargos técnicos, pleiteando redução de jornada sem redução de salários e foram obrigados pela CI 293 a alterar o expediente para seis horas com diminuição salarial. No julgamento da ação promovida pelo sindicato, a Justiça declarou ilícita a circular e determinou que a Caixa Econômica pague as diferenças salariais decorrentes da redução de salários. A decisão vale para todos os bancários da Caixa de Curitiba que têm ações individuais

De acordo com a decisão do juiz Felipe Calvet, da 8ª Vara do Trabalho de Curitiba, a Caixa Econômica Federal a alteração praticada pela empresa configurou retaliação aos empregados que ingressaram com ações individuais. Entretanto, na sentença não foi apreciado o pedido de antecipação de tutela de mérito (liminar), o que levou a assessoria jurídica do sindicato a opor embargos de declaração para que o Juiz aprecie o pedido e determine de imediato que a CEF restabeleça o pagamento dos salários como antes.

SEEB/Curitiba

Close