fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:34 Sem categoria

Conselho Fiscal aprova contas da FETEC-CUT/PR

Elias Hennemann, Secretário de Administração e Finanças da FETEC-CUT/PR

A exemplo do que vem acontecendo nos sindicatos de bancários da CUT em todo o Estado, o Conselho Fiscal da FETEC-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná), referendou as contas da atual diretoria (que cumpre o triênio 2005-2008).
O Conselho Fiscal é composto por seis membros. Os conselheiros titulares são os trabalhadores bancários Lidiane Torrecilhas Pereira (Bradesco), Rafael Ramos (Itaú) e João Carlos Padilha (Itaú), que também são diretores dos sindicatos de Cornélio Procópio, Curitiba e Toledo, respectivamente.

Realizada periodicamente, no passado, a análise era feita sempre no encerramento da gestão de uma diretoria e às vésperas da plenária, (por ocasião da escolha dos novos dirigentes da FETEC). A Secretaria de Administração e Finanças disponibiliza a documentação e o conselho verifica eventuais irregularidades. Após a análise dos dados, é emitido um parecer e o relatório parcial é apresentado na reunião da executiva.

Segundo Lidiane, a importância da prestação de contas ocorre na medida em que permite a transparência da administração financeira da entidade e mostra aos trabalhadores a lisura do processo. “Esse é um ato que dá sustentabilidade aos legítimos representantes da categoria”, reforça.

Para Rafael, a responsabilidade do agente fiscalizador é tão grande quanto a do administrador financeiro. “Nosso papel é, na verdade, o de assinar e avalizar todo o processo e para isso, temos que ter consciência de que nossa função tem uma grande responsabilidade”, afirmou.

João Carlos endossa a opinião de Rafael: “É um serviço burocrático, maçante, mas muito relevante, pois estamos aqui para fiscalizar o que foi feito, prestar todos os esclarecimentos possíveis, sem dar margens para possíveis questionamentos”.

Austeridade

O Secretário de Administração e Finanças da FETEC-CUT/PR, Elias Hennemann Jordão, responsável direto pelas contas da entidade, disse que desde que assumiu a função na Federação tem procurado realizar um trabalho austero e racional. “Todo e qualquer gasto é feito levando em consideração que o dinheiro são de recursos dos trabalhadores. Assim, temos utilizado esses recursos para ações efetivas que visem uma efetiva melhoria nas condições de vida dos trabalhadores do ramo financeiro”, explicou.

Segundo Hennemann, no passado havia alguma dificuldade por parte da FETEC, mas hoje há um superávit que permite à entidade desempenhar melhor suas funções e prestar uma assessoria mais qualificada aos sindicatos. Entre as atividades desenvolvidas pela FETEC e que demandam investimentos financeiros, está a realização de seminários, conferências, cursos e eventos destinados aos trabalhadores e à formação dos dirigentes sindicais de base (sindicatos).

Por Edson Junior
FETEC – CUT – PR

Close