fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:58 Sem categoria

Contraf-CUT entrega dossiê sobre venda do ABN Amro ao Presidente Lula

Dirigentes da entidade foram ao 3º Congresso do PT e conversaram com diversos parlamentares e membros do governo sobre a questão

(São Paulo) A Contraf-CUT continua mobilizada na luta pela garantia de emprego dos trabalhadores do Real ABN. No sábado, dia 1, diretores da entidade estiveram no 3º Congresso do Partido dos Trabalhadores para conversar com parlamentares do partido e representantes do governo Lula sobre os impactos da fusão do ABN Amro com o possível comprador, Santander.

O objetivo foi dar publicidade ao fato e solicitar o empenho desses representantes na luta em defesa do emprego nos bancos diretamente envolvidos e, em conseqüência, em proteção às famílias e o conjunto da sociedade que também irá sofrer com uma mega fusão como esta. Estiveram no congresso Deise Recoaro, secretária de Formação da Contraf-CUT, Marcelo Gonçalves, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados do Real ABN da Contraf-CUT, e Gutemberg Faria, diretor da Fetec-CUT/SP, todos funcionários do Real ABN.

O grupo entregou nas mãos do presidente Lula o dossiê sobre a venda do ABN Amro. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também conversou com os dirigentes, que conseguiram ainda marcar uma audiência com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia. Além disso, conversaram com vários deputados, entre eles, Ricardo Berzoini, José Eduardo Cardozo, Paulo Pimentel, Cândido Vaccarezza e João Paulo Cunha. Também foram procurados a senadora Ideli Salvatti, o Secretário Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e o assessor direto do Presidente da Repúlica, Gilberto Carvalho, e com o ex-ministro Olívio Dutra.

Reuniões

CUT – O tema da fusão foi abordado também em reunião do secretariado da CUT, no último dia 28. A questão foi pautada pelo presidente da Contraf-CUT, Vagner Freitas, e participaram da reunião como convidados Deise Recoaro e Marcelo Gonçalves. O presidente da central, Arthur Henrique, propôs que se confeccione um cartaz para trabalhar com a sociedade com a frase: “O que a venda do ABN tem a ver com você”.

Afubesp – Outro encontro sobre o tema ocorreu no dia 29, na Associação dos Funcionários do Santader (Afubesp). A iniciativa da reunião foi do presidente da entidade, Paulo Salvador, que convidou Deise, Marcelo e Gutemberg para debater a fusão. A diretoria da Afubesp relatou as estratégias utilizadas contra a privatização do Banespa e o enfrentamento com o Santander, e se comprometeu a participar da luta pela garantia de emprego, pois o processo de fusão afetará o funcionalismo dois bancos.

Fonte: Contraf-CUT.

Close