fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:32 Sem categoria

Em Curitiba, trabalhadores bancários realizam a maior assembléia desta Campanha Salarial; a novidade é o estado de greve

Os trabalhadores bancários da base sindical de Curitiba e Região estiveram reunidos em assembléia na noite desta terça-feira, 18 de setembro, na capital do Paraná. Em pauta, a avaliação das negociações salariais, a análise das mobilizações organizadas pelo sindicato e a definição do estado de greve.

A assembléia contou com a presença de cerca de 300 trabalhadores. Inicialmente, o representante do Sindicato de Curitiba e Região no Comando Nacional de negociação, Otávio Dias, trabalhador no Bradesco e secretário de finanças do sindicato, explicou o andamento de todo o processo negocial e encabeçou o sentimento de frustração com a falta de uma proposta séria por parte dos patrões. Otávio lembrou como se deu o enfrentamento na campanha passada e pediu o empenho de toda a categoria bancária na luta por novas conquistas.

O andamento das mobilizações de campanha, tanto em Curitiba e Região quanto no interior do Estado, nas regiões que são comandadas por sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores, foi destacado pelo presidente da FETEC-CUT-PR, José Adilson Stuzata, trabalhador bancário no HSBC. Esta avaliação dá conta que a campanha vem crescendo e é preciso agir com cautela, bem como, seguir os trâmites legais para, se for o caso, tomar atitudes radicais diante da postura intransigente dos banqueiros.

Unanimidade em torno da proposta por um estado de greve

Foram diversos trabalhadores que falaram a respeito do assunto e todos concordaram que é preciso sinalizar para os patrões que a categoria bancária não aceitará uma proposta que lembre o zero porcento de reajuste da proposta inicial dos banqueiros no ano passado. Concluíram que é de fundamental importância aumentar a pressão e, desta forma, defenderam a aprovação do estado de greve para todos os trabalhadores bancários representados pelo Sindicato de Bancários e Financiários de Curitiba e Região.

Na votação, faltou apenas um voto para a unanimidade dos presentes

Com a veemência das defesas, a imensa maioria votou pela aprovação do estado de greve em Curitiba e Região, a partir desta quarta-feira, 19 de setembro de 2007, em toda a base sindical. Esta decisão mostra a responsabilidade e a seriedade mantidas pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores na hora de decidir o futuro de toda a categoria bancária. Vale lembrar que esta decisão está em acordo com o calendário de negociações e é uma resposta firme à contrariedade dos banqueiros quanto a atender as reivindicações propostas na minuta geral e nas específicas.

Momento de comoção

Os presentes à assembléia tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de uma pessoa familiar de um trabalhador no Banco do Brasil e esta relatou as péssimas condições de trabalho a que estão sujeitos os companheiros que trabalham neste que deveria ter um compromisso público. Falou a respeito dos baixos salários, incapazes de sustentar a sua família e da condição desumana a que seu familiar está submetido ao cumprimento das metas impostas pelo banco.

O depoimento causou revolta nos trabalhadores pela atitude patronal e a pessoa depoente foi elogiada pela sua coragem em denunciar esta situação.

Mobilizações continuam nesta quarta-feira

Diante do respaldo dos trabalhadores e seguindo o calendário nacional proposto, o sindicato continuará encaminhando as atividades para esclarecer toda a base sindical, sendo assim, nesta quarta-feira e nos dias que se seguem, prosseguirão as atividades em Curitiba e Região. A esperança é que o coração de pedra dos banqueiros mude e que parem de sugar os trabalhadores.

FETEC-CUT-PR.

Close