fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:19 Sem categoria

Paralisação de 24 horas é forte em Brasília. É o aviso dos bancários aos banqueiros

Levantamento parcial feito pelo Sindicato mostra que a paralisação de 24 horas foi forte no DF nesta sexta-feira 28, principalmente nas agências e nos prédios administrativos (onde funcionam serviços de processamento de dados, por exemplo) do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Foram cerca de 70 agências com as portas fechadas.

Nos bancos privados, houve paralisações parciais pela manhã – com retardamento da abertura ao público que variou conforme o banco -, concentradas nas agências do Bradesco, Itaú, Unibanco e Banco Real do Setor Comercial Sul. Balanço mais detalhado da paralisação em Brasília será divulgado pelo Sindicato ao final do dia.

Interditos proibitórios

E mais uma vez os bancos lançaram mão do interdito proibitório para coibir a paralisação dos trabalhadores e forçar a abertura de agências. Hoje, recorreram a este instrumento jurídico Bradesco, Itaú, Unibanco e Citibank. Com um interdito proibitório, os bancos garantem a posse de propriedades, impedindo o direito de greve.

Insatisfeitos com a proposta de reajuste de 4,82% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários de Brasília deflagraram, ontem à noite em assembléia no Setor Bancário Sul, greve de 24 horas nesta sexta-feira 28 de setembro. A maioria das unidades no Distrito Federal amanheceu fechada.

Também estão em greve de 24 horas os bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Pará, Amapá, Paraíba, Piauí, Florianópolis, Rondônia e outras cidades do interior.

“Com a greve de 24 horas, deixamos claro aos banqueiros que a categoria exige aumento real salário e melhoria na PLR. Se eles não atenderem as reivindicações, os bancários vão para a greve por tempo indeterminado a partir do dia 3.”, adverte Rodrigo Britto, presidente do Sindicato e integrante do Comando Nacional.

Atualizada às 18h20min.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdf.com.br.

Close