fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:28 Sem categoria

“Vem pra greve você também”; paralisações atingem mais de 80 unidades da Caixa em todo o Estado

Agências da Caixa estão fechadas, mas auto-atendimento está à disposição da população


Já passa de 80 o número de unidades bancárias da Caixa Econômica Federal que estão em greve no Paraná. As informações, obtidas junto aos sindicatos filiados à FETEC-CUT-PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná), dão conta de que o quadro ainda deve crescer nas próximas horas. Na avaliação do movimento sindical, a adesão é satisfatória. Aproximadamente 3.000 bancários estão parados em todo o Estado.

Os trabalhadores bancários na Caixa lutam por uma proposta viável do banco. Apesar do avanço nas negociações com a Fenaban e no Banco do Brasil, a diretoria da Caixa permanece irredutível no que diz respeito às principais reivindicações de seus trabalhadores. A principal prioridade da categoria na Caixa é a isonomia de direitos entre os bancários admitidos antes e depois de 1998.

Em Curitiba e Região Metropolitana, mais de 50 unidades bancárias estão fechadas. O auto-atendimento está aberto à população, que também pode optar por efetuar pagamentos e saques nas caixas lotéricas. A greve também atingiu os três centros administrativos da Caixa na capital (sedes I, II e na Rua Mauá) e 90% das agências da Região Metropolitana.

No norte do Estado, a mobilização também é grande. A paralisação atingiu as nove agências de Londrina, além de cinco postos de atendimentos. Também estão fechadas todas as agências da Caixa nos municípios de Assaí, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Porecatu.

No norte pioneiro, todos os bancários da Caixa entraram em greve na manhã desta quarta-feira. A paralisação atingiu os municípios de Cornélio Procópio, Cambará, Bandeirantes, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.

O Sindicato dos Bancários de Apucarana e Região também confirmou paralisação nas agências da Caixa de Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul e Ivaiporã. Em Pitanga, na região central do Estado, os trabalhadores bancários também aprovaram a greve e já interromperam as atividades da Caixa Econômica Federal na cidade.

Outras regiões do Estado já aprovaram “estado de greve” e devem aderir à paralisação nas próximas horas, uma vez que a greve precisa ser aprovada em assembléia. É o caso de Campo Mourão, Guarapuava, Arapoti, Paranavaí, Umuarama e suas respectivas regiões. Se a direção da Caixa Econômica Federal insistir em não apresentar uma proposta que seja considerada decente para os seus trabalhadores, a expectativa é de que já nesta quinta-feira, a greve atinja todas as bases sindicais cutistas no Paraná.


Por Edson Junior
FETEC-CUT-PR

Close