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FETEC-CUT-PR apóia campanha por democracia e transparência nas concessões de rádio e TV

A FETEC-CUT-PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) e seus sindicatos estão ao lado dos movimentos sociais na luta pela democratização e transparência nas concessões dos veículos de rádio e televisão no Brasil. Na manhã desta sexta-feira (5), nove movimentos sociais em treze capitais brasileiras, lançaram a Campanha “Concessões de Rádio e TV: quem manda é você”. Em Curitiba, o ato aconteceu na Boca Maldita, tradicional ponto de discussão política e social da capital do Estado.

Para o trabalhador bancário Beto Von der Osten (Itaú), diretor da FETEC-CUT-PR, o ato acontece numa boa hora, uma vez que nesta sexta-feira, vencem as concessões de televisão em todo o país. De acordo com Beto, o uso da concessão dos canais de rádio e televisão deveria ser feito por veículos notoriamente independentes, que deveriam apenas informar os fatos, sem se partidarizar.

“Infelizmente, o que temos visto ultimamente é que a absoluta maioria destes canais está a serviço da elite, do poder econômico das grandes corporações e raramente se coloca ao lado dos movimentos populares. Esses veículos que não cumprem o seu papel tem que ser cassados”, ressalta.

Beto fez questão de destacar que a concessão tem que se justificar no fato de a emissora estar a serviço da sociedade, pois a ela pertence. “Porém, a maioria dos canais são balcões de negócios que veiculam produtos de seu próprio interesse”.

Gustavo Erwin (Red), assessor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e membro do Conselho Político do Cefuria é o Coordenador da Campanha no Paraná. Segundo ele, a campanha está apenas começando. “Este é o marco inicial. Queremos discutir com a sociedade e denunciar o monopólio da comunicação no Brasil, pois sem isso, será impossível criar uma geração de brasileiros conscientes e politizados”, declarou.

Para se ter uma idéia da importância da proposta, as estatísticas mostram que as emissoras vêm usando suas concessões para promover a criminalização dos movimentos sociais e impor uma agenda política própria, sem espaço para a pluralidade de idéias e diversidade de culturas. “O cenário atual é de terra sem lei. Vamos lutar para que isso mude”, destacou Gustavo.

Reivindicações

A campanha quer chamar a atenção para três principais reivindicações: uma conferência nacional para a construção de um novo marco regulatório, que acabe com a forma automática de renovação de rádio e TV, o acompanhamento da sociedade civil por meio da criação de uma comissão de participação social no processo de concessão e, posteriormente, de avaliação.

Os movimentos defendem ainda a criação de conselhos municipais de comunicação. Para mais informações sobre a campanha, foi lançado também um sítio na internet: www.quemmandaevoce.com.br.


Por Edson Junior
FETEC-CUT-PR

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