fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:00 Sem categoria

Ministros marcam para o dia 3 de novembro a fundação do Banco do Sul

Rio de Janeiro – Os ministros de Economia e de Finanças de sete países da América do Sul chegaram a um acordo quanto à ata de fundação do Banco do Sul.

Reunidos hoje (8) no Palácio do Itamaraty, eles marcaram para o dia 3 de novembro, em Caracas (Venezuela), a assinatura do documento oficial de fundação, mas a data ainda depende da aceitação dos presidentes de cada país.

O ministro brasileiro Guido Mantega informou que ainda não estão definidos o capital e as cotas de participação de cada país na nova instituição. E disse que num primeiro momento só poderão ter acesso aos financiamentos os 12 países que formam a Unasul, antiga Comunidade Sul-Americana de Nações: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.

Segundo Mantega, os projetos na área de infra-estrutura terão prioridade. Já o ministro venezuelano de Finanças, Rodrigo Cabeza, afirmou que um dos primeiros projetos que serão avaliados é o da construção do gasoduto que liga seu país à Argentina.

Por Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrsil.gov.br.

Close