fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:26 Sem categoria

300 grupos participarão do V Feirão de Sócioeconomia Solidária

Adital – A idéia da realização de um comércio justo e solidário será, mais uma vez, posta em prática em Fortaleza, Ceará, através da realização do V Feirão Estadual de Sócioeconomia Solidária, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Parque das Crianças. Construir uma nova economia, socialmente justa e solidária e sem a exploração do trabalho é o principal objetivo da Rede Cearense de Sócioeconomia Solidária, que em parceria com entidades locais e nacionais, vai promover a quinta edição da feira.

Rapadura, cachaça, derivados de frutas, artesanato, confecção, bijuterias. De tudo um pouco poderá ser encontrado nos estandes onde os cerca de 300 grupos produtivos do interior e da capital cearense estarão expondo os seus produtos. Ao todo, o evento vai reunir produtos de cerca de 600 empreendedores solidários, agricultores e trabalhadores rurais de assentamentos do estado, daí porque o nome oficial do evento: Feira Estadual de Sócioeconomia Solidária, Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

Se for levado em conta o sucesso da última edição do Feirão, os comerciantes já podem se animar. De acordo com Edecarlos Rulim, coordenador da Rede Cearense de Sócioeconomia Solidária, o IV Feirão Estadual movimentou cerca de 28 mil reais e recebeu mais de 7 mil visitantes. Para este ano, a estimativa é que cerca de 10 mil pessoas devam circular pelo local nos três dias de evento.

“O Feirão tem um caráter de divulgação, politização e formação”, explicou Rulim. Além dos estandes de comércio justo, o evento vai servir de espaço para a formação dos participantes. Para isso, serão realizadas três oficinas de capacitação cujos temas são “Gênero e etnodesenvolvimento”, “Trabalho de emancipação e direito previdenciário” e “Autogestão de comercialização”. Nesta última, empreendedores da rede Budega do Povo, que reúne 47 grupos produtivos solidários do município de Tianguá, falarão sobre o tema mostrando a experiência da rede. Todas a oficinas serão na Faculdade Marista, no Centro de Fortaleza.

Também como parte da formação dos empreendedores, está prevista a realização de um seminário, cujo eixo central de discussão é a Sócioeconomia Solidária e o meio Ambiente. De acordo com Rulim, outra ação será a realização de feiras de trocas e uma mobilização dos empreendimentos para fazer uma rodada de negócio, visando construir uma rede constante de comercialização entre os grupos.

Dentro do Feirão será realizado também um Festival de Arte e Cultura, no qual pelo menos 30 grupos culturais de diversas partes do Estado devem fazer apresentações para o público. Alguns deles, antes de iniciar o Feirão, sairão pelas ruas do Centro de Fortaleza fazendo cortejos para divulgar o evento.

Outra ação que tem servido como meio de divulgação da feira é a realização de Seminários de Formação Preparatórios para o V Feirão. A atividade já foi realizada no município de Sobral e será levada para mais oito cidades do interior e para a capital. Durante os seminários, os empreendedores assistem a palestras que dão uma visão mais ampla sobre o que é sócioeconomia solidária, além de participarem da formação em comercialização, articulação e autogestão.

As matérias de Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍITO www.adital.org.br.

Close