fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:05 Sem categoria

Lugo, o novo presidente do Paraguai, anuncia disposição de governar com todos os partidos

Assunção (Paraguai) – Antes das 22h, horário local (23h em Brasília), ministros do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai confirmaram o resultado que já estava sendo comemorado na Praça dos Heróis, no centro de Assunção, capital paraguaia. Depois de 61 anos na Presidência, a Associação Nacional Republicana (ANR), Partido Colorado, vai deixar o poder e ceder o espaço para o candidato da Aliança Patriótica para a Mudança, Fernando Lugo.

Durante entrevista coletiva, ele anunciou a disposição de trabalhar junto com os outros partidos, incluindo o Colorado, e disse que o momento é de acreditar no país.

Lugo afirmou que agora é a hora de trabalhar para que “o Paraguai seja reconhecido por sua honestidade, sua eficiência e que nunca mais a classe política se dê ao clientelismo”. Ele também convidou todos “a apostar neste país, que foi grande e juntos cremos que voltaremos a ser grandes”.

“Se hoje se sonha com um Paraguai diferente, a maioria dos cidadãos simples são os maiores responsáveis”, disse Lugo. “Hoje, demos um passo de maturidade na construção e na consolidação da democracia do Paraguai”, completou.

Até as 22h haviam sido contados os votos de 92% das urnas de todo o país. Os 8% restantes devem ser contados durante a semana. De acordo com os números divulgados, 65% dos 2,8 milhões de eleitores registrados compareceram aos locais de votação.

Lugo recebeu 40,82% dos votos, seguido por Blanca Ovelar, com 30,72%. Em terceiro ficou Lino Oviedo, candidato pela União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), com 21,98%. O resultado oficial final deve ser divulgado somente no dia 23 de maio.

Pouco mais de uma hora antes do anúncio do resultado preliminar, que dá a vitória a Lugo, o candidato se declarou o presidente virtualmente eleito. Issso porque não havia ainda o resultado oficial do pleito.

Pouco depois da entrevista de Lugo, Blanca Ovelar assumiu a derrota. O atual presidente, Nicanor Duarte, também reconheceu a vitória do candidato da Aliança Patriótica para a Mudança.

Antes disso, Lino Oviedo, da União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), e Pedro Fadul, do Partido Pátria Querida (PPQ), já haviam assumido a derrota e reconhecido a vitória de Lugo.

Alguns observadores internacionais independentes assistiram à coletiva do candidato eleito e afirmaram que o dia de votação foi tranqüilo. “Foi uma jornada cívica exemplar, pelo menos a comunhão, a forma de trabalhar entre os diferentes partidos políticos, incluindo a ANR, foi realmente exemplar. A contagem dos votos, durante a qual pensamos que poderia haver problemas, foi feita de forma exemplar”, afirmou Carlos Raul de la Tabla, representante do Partido Nuevo Espacio Político, da Argentina.

Antes mesmo de Lugo se declarar eleito, já haviam partidários dele iniciando a festa em comemoração ao resultado.

Por Ana Luiza Zenker – Enviada Especial.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close