fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:58 Sem categoria

Requião lança sistema que vai integrar todos os modais de transporte de cargas

O governador Roberto Requião lançou nesta quarta-feira (30), em Guaíra, o Sistema Estadual de Acessibilidade e Logística, que vai inserir o Paraná na rede logística nacional e subcontinental, que tem como objetivo integrar todos os modais de transporte de carga – rodoviário, ferroviário, aeroviário, fluvial e marítimo. Foi assinado também termo de cooperação para implantação do projeto da Plataforma Logística de Guaíra e os pactos de gestão territorial integrada dos eixos de desenvolvimento Cascavel-Guaíra e Londrina-Guaíra.

Na solenidade de lançamento do sistema foi assinado o decreto governamental de instituição de grupo de trabalho para planejar e implantar o sistema. O governador Roberto Requião destacou a importância do projeto, não só para o desenvolvimento da região de fronteira, mas para todo o Paraná. “Os atos assinados aqui hoje são extremamente importantes para o futuro do Paraná e desta região da América do Sul. Um deles é o pacto logístico com o Norte e o Oeste do Estado e escolhemos a cidade de Guaíra, na fronteira, para assiná-lo”, disse.

“É o planejamento do futuro. É a devolução da noção de planejamento do Estado do Paraná. Não desperdiçaremos um único tostão daqui para frente. Todos os recursos são investidos num projeto integrado que garante o desenvolvimento econômico, a geração de emprego, a preservação da natureza nas nossas regiões”, completou o governador.

Requião classificou os atos assinados nesta quarta-feira como o restabelecimento do planejamento no Estado do Paraná. “As cidades e regiões precisam saber para onde vão crescer, para onde querem crescer e de certa forma prever os investimentos futuros. É o que estamos fazendo aqui hoje. Este projeto abrange todo o Estado. Os convênios assinados abrangem inicialmente o Norte e a região Oeste”, afirmou.

O prefeito Fabian Vendruscolo concordou com o governador quanto à abrangência do projeto. “Trará benefícios não só para Guaíra, pois serão assinados três convênios com diversos municípios. A assinatura desses convênios vai fazer com que os municípios adeqüem seus planos diretores a um plano regional integrado. Em relação a Guaíra, há uma sinalização muito forte de que teremos aqui uma plataforma logística muito forte”, disse.

O sistema lançado pelo governador busca a logística adequada com integridade das cargas, melhoria de desempenho e redução de custos, através de uma gestão ágil e eficiente, que esteja integrada funcional e estruturalmente com o desenvolvimento e a gestão territorial urbana e regional. O sistema vai contribuir para a redução do “Custo Brasil” e criar um novo patamar de oportunidades para agregação de valor e para inclusão social assegurando sustentabilidade ambiental.

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, fez questão de frisar que o governo Requião tem se caracterizado pelo cuidado que tem para com as atividades de planejamento. Ele lembrou que, em 2003, quando assumiu o governo pela segunda vez Requião lançou a nova política de desenvolvimento urbano. “Naquela oportunidade, apenas 28 municípios tinham planos diretores. Hoje, seguindo as diretrizes dessa nova política, temos 349 municípios com plano diretor”, disse.

O sistema será executado de forma compartilhada, em parceria com o governo federal, alinhando os esforços das secretarias estaduais, entidades de apoio envolvidas, prefeituras municipais que integram os Eixos de Desenvolvimento Regional e sociedade civil. Neste sentido foram assinados pelo governador Roberto Requião alguns termos de compromisso desse processo de compartilhamento, como é o caso do decreto estadual de criação de grupo de trabalho coordenador da elaboração e implementações dos planos, programas e projetos relacionados com o Sistema Estadual de Acessibilidade e Logística.

Outra preocupação é com a concepção e institucionalização do Sistema Integrado e institucionalizado de gestão e com a elaboração dos planos diretores e urbanísticos dos Eixos de Desenvolvimento do Norte, Oeste e Sudoeste do Estado e com os projetos das plataformas logísticas de Guaíra e de Maringá-Londrina.

A solenidade de assinatura dos pactos e convênios teve a presença do secretário chefe da Casa Militar, Washington Rosa, do secretário especial de governo, Luis Guilherme Mussi, dos coordenadores das regiões metropolitanas, Elza Correa (Londrina), João Ivo Calefi (Maringá) e Inês de Paula Dias (Cascavel), dos deputados André Vargas e Elton Welter, dos diretores da Ferroeste Samuel Gomes e Ademir Bier, além de prefeitos do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

Close