fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:05 Sem categoria

Trabalhadores brasileiros que atuam no ramo financeiro, organizam o calendário de lutas das campanhas salariais nacionais de 2008

Comando divulga datas da 10ª Conferência Nacional dos Bancários

O Comando Nacional dos Bancários reuniu-se no último dia 14/05, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. O tema debatido foi a organização da 10ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá em São Paulo, de 25 a 28 de julho de 2008, no Hotel Holiday Inn, próximo so Terminal Rodoviário Tietê.

A programação prevê a realização, no dia 25/07, de três encontros temáticos: Saúde, Segurança Bancária e Remuneração. Nos dias 26 e 27, ocorrerá a plenária geral dos trabalhadores que decidirá os principais pontos de reivindicação dos bancários.

Em seguida, no dia 28/07, ocorrem os encontros específicos dos trabalhadores nos bancos privados. No mesmo dia, começam o 24º Conecef (CAIXA) e o 19º Congresso do Banco do Brasil, estes dois eventos continuarão até o dia 29/07.

As regras de participação serão as mesmas da Conferência passada. A Contraf-CUT informará posteriormente o número de delegados que couber a cada entidade participante.

Além disso, os representantes do Comando Nacional reiteraram a busca pela unidade da categoria no enfrentamento com os patrões. “Mantemos nosso convite para que as demais entidades representativas dos bancários se juntem a este fórum para fortalecer a unidade da categoria”, afirma Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.

Fonte: Contraf-CUT.

==================================================

Encontro inicia Campanha Nacional dos Financiários 2008

No próximo dia 30 de maio, dirigentes sindicais de todo o país ligados aos financiários se reunirão às 9h, na sede Contraf-CUT, para organizar a Campanha Nacional 2008 da categoria. A reunião vai discutir, entre outras coisas, a minuta de reivindicações a ser entregue à Fenacrefi, entidade patronal das financeiras e as estratégias da campanha. As inscrições devem ser feitas até, às 18h, do dia 27 de maio, através do e-mail Isabel@contrafcut.org.br.

O encontro também vai marcar a data da 1ª Conferência Nacional dos Financiários, a ser realizada no mês de junho. Para reunir o maior número possível de trabalhadores financiários, o encontro deverá ser realizado num domingo.

Tanto a reunião quanto a conferência fazem parte de uma série de medidas definidas pela Contraf-CUT para encaminhar a consolidação do ramo financeiro. “O movimento sindical precisa modificar sua forma de atuação para fazer frente às mudanças implementadas pelas empresas do setor financeiro”, sustenta Miguel Pereira, diretor-executivo da Contraf-CUT. “A estratégia de organização das holdings financeiras, cujo resultado é cada vez mais influenciado pelas financeiras, seja pelo aumento da oferta de crédito à população, seja pelo aumento do número de trabalhadores envolvidos, exige que se faça uma campanha salarial com uma nova dinâmica”, avalia.

Crescimento

As empresas financeiras sofreram fortes modificações com a entrada dos grandes bancos no setor. Bradesco (Finasa), Real-ABN (Aymoré Financiamentos), Itaú (Taií), HSBC (Losango), Unibanco (Fininvest) e Santander possuem financeiras. Junto com a BV Financeira, do banco Votorantim, essas empresas detém cerca ed 85% do mercado. “A campanha dos financiários precisa assumir um caráter verdadeiramente nacional para se contrapor a grupos desse porte, e garantir a extensão da CCT a todos esses trabalhadores, porque apesar de fazerem o mesmo que os financiários, são enquadrados como comerciários” explica Miguel.

Fonte: Contraf-CUT.

================================================

Brasília: Aprovados em concurso do BB estão em vigília na sede do banco

Os aprovados no concurso do Banco do Brasil, realizado em 2006, estão acampados em frente ao edifício sede III do banco desde a manhã desta sexta-feira 16. O objetivo é pressionar a direção do BB para a prorrogação do concurso. O Sindicato dos Bancários de Brasília apóia a manifestação dos aprovados.

O Sindicato entende que o banco pode e deve chamar os aprovados ainda não convocados no certame de 2006 em função da necessidade de mais funcionários, sobretudo nas agências. O próprio Departamento de Coordenação de Controle das Estatais (Dest), atendendo solicitação do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), já autorizou o banco a ampliar o quadro em 2,5 mil novos bancários. Dos 2.744 aprovados no DF, apenas 1.103 foram convocados até o momento, ou seja, há ainda 1.641 pessoas aguardando convocação.

Os aprovados ficarão em vigília até que a direção do Banco do Brasil apresente uma solução para o concurso de 2006.

Mesmo sem convocar todos os aprovados no concurso de 2006, o BB realiza novo concurso, cujas provas estão marcadas para este domingo 18 de maio. “Chegamos a um momento decisivo dessa luta, em que devemos permanecer vigilantes. Por isso, é fundamental que todos participem das ações e atividades promovidas pelo Sindicato”, convoca o presidente da entidade, Rodrigo Britto.

Abaixo-assinado

Durante negociação específica com o BB, realizada na segunda-feira 12, o Sindicato entregou ofício à presidência do banco solicitando a convocação de todos os aprovados do Distrito Federal no concurso público de 2006. Em anexo, foi entregue um abaixo-assinado com milhares de assinaturas reivindicando uma série de melhorias no tocante às condições de trabalho e ao atendimento a usuários e clientes, entre as quais se destaca a prorrogação do respectivo concurso.

O abaixo-assinado é fruto da ação do Sindicato e da mobilização dos aprovados no concurso. Desde março de 2008, quando o banco manifestou que não iria revalidar o concurso e realizaria um novo certame, o Sindicato tomou uma série de iniciativas para fazer valer o direito dos aprovados de serem convocados. Além disso, a entidade tem pressionado o banco para resolver o problema das dotações das agências e locais de trabalho, cuja falta de funcionários é gritante.

Confira as principais ações do Sindicato e os últimos acontecimentos:

5 de março – Sindicato se reúne com BB.
18 de março – Reunião com aprovados no concurso de 2006.
19 de março – Manifestação no Setor Bancário Sul.
27 de março – Sindicato protesta durante início das comemorações pelos 200 anos do BB.
5 de abril – Sindicato realiza nova reunião com os concursados.
11 de abril – Audiência na Câmara Legislativa.
5 de maio – Liminar do TJDFT suspendendo realização do novo concurso.
8 de maio – Suspensão da liminar

Fonte: Seeb DF.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

Close