fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:53 Sem categoria

TSE lança campanha de esclarecimento sobre as eleições municipais

Brasília – Começa hoje em todo o país a campanha de esclarecimento sobre as eleições municipais de outubro. A abertura foi feita com um pronunciamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, em rede nacional de rádio e televisão.

Ainda hoje começam a ser exibidos nas emissoras de TV de todo o país dois filmetes de 60 segundos cada, e dois spots de 30 segundos, nas rádios.

O material será visto e ouvido nas próximas duas semanas. Depois serão substituídos por outros 15 VTs e 15 spots, que serão veiculados até à véspera da eleição, em 5 de outubro.

Os filmetes e os spots procuram conscientizar os eleitores da importância de se conhecer bem os candidatos e de se aproveitar bem o voto. Destacam, também, que caso o eleitor faça uma escolha inconsciente, as conseqüências vão se refletir pelos próximos quatro anos.

Em seu pronunciamento, o ministro Ayres Britto ressaltou a importância das eleições municipais deste ano e conclamou a população a votar certo e com entusiasmo.

“Votar com entusiasmo, toda a alegria, toda liberdade, toda atenção, dando um chega pra lá nos compradores de votos e buscando o máximo de informação quanto ao candidato mais democrático. Mais democrático e de vida moralmente limpa, além de comprovadamente capaz de conduzir os destinos do seu município, isso porque o futuro do seu município, eleitor, será o seu próprio futuro”, disse o ministro.

O presidente do TSE chamou a atenção do eleitor para escolher bem o candidato e dar um voto bom para ajudar seu município a se desenvolver e melhorar a qualidade de vida da população.

“Quatro anos passam rapidamente – uma corrida de 100 metros – se o nosso voto é bom; quatro anos arrastam-se em passo de tartaruga se o nosso voto é ruim. Este é um ano de ventura, portanto, um ano de felicidade, um ano de sair da platéia para subir ao palco da urna eletrônica e ali decidir sobre nossos próprios destinos, sobre nossa própria qualidade de vida”, afirmou.

De acordo ainda com o ministro, “eleição não é engarrafamento de trânsito, nem cadeia ou penitenciária, não é um velório. Eleição é ponto mais alto e mais luxuoso da democracia representativa. Por isso deve ser vivida como uma festa, uma dança, uma celebração”.

Pelo calendário eleitoral, a partir de hoje (31), a Justiça Eleitoral pode utilizar 10 minutos diários da programação das emissoras de rádio e televisão para prestar informações, em áudio e vídeo, à população sobre as eleições para prefeitos e vereadores nos 5.563 municípios brasileiros.

Por Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close