fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:54 Sem categoria

Professor Zaki Akel Sobrinho é eleito reitor da Universidade Federal do Paraná

Na manhã desta terça-feira, 30, conselheiros do COUN e do CONCUR votaram para eleger o reitor da UFPR, gestão 2008-2012. Com 38 votos, foi eleito o professor Zaki Akel Sobrinho.

Regida pelas Resoluções 79/08 e 84/08, a reunião especial do Colégio Eleitoral teve como objetivo principal a formação da lista tríplice ao cargo de reitor que será enviada para o Ministério da Educação. A homologação do nome do novo reitor será feita pelo Presidente da República ou, se designado, o Ministro da Educação.

Procedimentos – Marcada para 8h30min, a sessão especial foi iniciada após às nove horas, quando já haviam dois terços dos conselheiros como previa o artigo quarto da Resolução 79/08.

Após a abertura da sessão pela vice-reitora em exercício da Reitoria e presidente da sessão, professora Márcia Halena Mendonça, foi feita a leitura pelo secretário dos Órgãos Colegiados Dionei José da Silva da dessistência de três dos quatro candidatos inscritos: professores Amadeu Bona Filho, Paulo Afonso Bracarense e Cid Aimbiré. Com esta informação, a sessão foi interrompida para que novas inscrições pudessem ser feitas e posteriormente a sua continuidade, como previa a Resolução 79/08:

-§ 3º Não se consumando a elaboração da lista tríplice, seja por insuficiência de candidatos ou por não obtenção de votos válidos para os mesmos, o Colégio Eleitoral definirá os procedimentos necessários até a elaboração da lista, nos termos da Lei.

Votação – Com a inscrição dos professores João Carlos da Cunha, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas e de Almir Urbanes do Setor de Saúde, homologadas pela presidente da sessão; e com a manutenção da inscrição do professor Zaki Akel Sobrinho, os conselheiros puderam votar.

Proclamação – Com 46 vontantes, de um universo de 62, os conselheiros escolheram o professor Zaki Akel Sobrinho como o novo reitor da Universidade Federal do Paraná. Dos votos, 38 foram para o professor Zaki Akel Sobrinho, três para o professor João Carlos da Cunha, dois para o professor Almir Urbanes, dois em branco e um nulo.

Envio – A ata da reunião do Colégio Eleitoral, que teve por resultado a formação da lista tríplice, será enviada a Brasília para o processo de homologação do novo reitor.

Posse – A posse do novo reitor, professor Zaki Akel Sobrinho, deverá acontecer em Brasília, em data a ser informada pelo Ministério da Educação.

Primeiras palavras ao Conselho – O professor Zaki Akel Sobrinho fez uso da palavra, dirigindo-se aos membros do Conselho do qual, em breve, será presidente. A fala foi de agradecimento, inicialmente ao professor Rogério Molinari e a todos que de alguma forma participaram da campanha. Também agradeceu a participação das entidades pela condução da consulta e aos conselheiros que souberam conduzir um momento de impasse para a efetivação da eleição. Suas palavras de agradecimento também foram aos concorrentes, professores Cid Aimbiré e Francisco Mendonça, pela qualidade dos debates.

O novo reitor frisou ainda o grande desafio que a comunidade universitária tem pela frente, como a implantação do REUNI. Por isso, afirmou que após o debate das idéias na campanha, é hora da Universidade ser uma só e todos trabalharem em união.

Afirmou ainda seu compromisso com a recuperação das discussões nas diversas instâncias da instituição, fortalecendo dos conselhos superiores e setoriais, para que as decisões sejam em conjunto e não tomadas por pequenos grupos. “Tenho certeza de que mais do que votarem em mim. em um nome, a comunidade universitária votou em uma proposta da universidade.”

Por Patricia Favorito Dorfman.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ufpr.br.

Close