fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:10 Sem categoria

Atividades em preparação ao Dia Nacional de Luta promovido pelos trabalhadores bancários na CAIXA, devem ser intensificadas país afora

Protestos têm o objetivo de denunciar descumprimento, pela Caixa, da cláusula 46ª do aditivo à Convenção Coletiva Nacional de Trabalho de 2008

Para preparar o Dia Nacional de Luta em agências e unidades da Caixa Econômica Federal, agendado para quarta-feira da próxima semana (19 de novembro), as entidades representativas dos empregados estão organizando atividades em todo o país. Os protestos têm o objetivo de denunciar o descumprimento pela empresa da cláusula 46ª do aditivo à Convenção Coletiva Nacional do Trabalho de 2008/2009, que trata dos dias não trabalhados em virtude da greve da categoria bancária, durante a campanha salarial deste ano.

No dia de ontem, por exemplo, o Sindicato dos Bancários de Brasília paralisou por meio período as atividades da agência Capital, situada no edifício da Matriz I. Atividades como essa vêm sendo realizadas pelo Seeb/DF desde quarta-feira da semana passada, com o intuito de impedir o desconto dos dias de greve.

Em outras bases sindicais, a exemplo de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, também estão sendo organizados atos de mobilização contra a CI Suape/Surse 107/08, que trata da compensação dos dias não trabalhados na greve.

País afora, as iniciativas abrangem mobilização com protestos e paralisações de agências, reuniões com delegados sindicais, ação judicial pelo cumprimento do acordo coletivo, denúncia à Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego (SRTE) da convocação para trabalho aos sábados, defesa na SRTE da não necessidade de trabalho nos fins de semana, denúncia à Procuradoria Regional do Trabalho, distribuição de nota à população, denúncia pública por meio de jornais, faixas e emissoras de rádio e busca de solução por meio de negociação entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a direção da Caixa.

Todas essas atividades culminarão, em 19 de novembro, com o Dia Nacional de Luta. Essa mobilização foi deflagrada pela Fenae e pela Contraf/CUT – CEE/Caixa, em parceria com as Apcefs e os Seebs, tão logo a empresa anunciou o conteúdo da CI Suape/Surse 107/08. Essas entidades continuam protestando contra a punição aos empregados que se comprometem a fazer a compensação das ausências decorrentes da greve deste ano, até o período de 15 de dezembro.

Essa CI, convém lembrar, tem caráter autoritário e configura-se um golpe à negociação direta e ao diálogo com os representantes dos trabalhadores, além de um desrespeito ao acordo coletivo firmado entre bancários, banqueiros e as direções dos bancos públicos federais.

Paralelo às manifestações contra a CI Suape/Surse 107/08, dado que não houve entendimento na rodada da sexta-feira passada, continua o processo de negociação entre a Contraf/CUT e a Caixa para a garantia do cumprimento da cláusula 46 do acordo coletivo deste ano. Até agora, a empresa limitou-se a detalhar seu entendimento sobre o conteúdo dessa circular interna, sem modificar sua postura em pontos que a representação dos empregados considera fundamentais. A Caixa insiste em afirmar que irá descontar os dias que não forem compensados até o prazo-limite definido no aditivo do acordo coletivo de 2008. Para superar esse impasse, a Contraf/CUT – CEE/Caixa apresentou contraproposta e deixou claro que não aceita abrir a possibilidade de desconto dos dias da greve, reafirmando a exigência de cumprimento da Convenção Coletiva Nacional de Trabalho.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.fenae.org.br.

Close