fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:10 Sem categoria

Santander lucra 3,68% a mais no Brasil; bancários querem valorização

Com o desempenho, Sindicato reforça a luta pela manutenção dos empregos e exige uma PLR condizente com o lucro
—————————————-
São Paulo – O grupo Santander anunciou nesta quinta-feira, dia 5, novo recorde de lucratividade. Já contando com a participação do Banco Real em suas operações, o Grupo Santander anunciou um lucro de R$ 2,8 bilhões em 2008.

No mundo, o banco ampliou seus ganhos recorrentes em 9,4% e, só no Brasil, o grupo espanhol expandiu seu lucro em 3,68%, fechando 2008 com lucro líquido consolidado de R$ 1,581 bilhão no país. Para Rita Berlofa, diretora do Sindicato e funcionária do Santander, o resultado mostra o tamanho do absurdo que foi a demissão em massa ocorrida no Brasil no mês passado.

“Mais uma vez, o Brasil foi fundamental para a lucratividade mundial do Santander, provando que nosso país é realmente a jóia da coroa como diz a alta cúpula da direção do grupo. Este desempenho só vem para reforçar a nossa luta contra as demissões, que não ocorrem, por exemplo, na Espanha. Vamos aumentar a pressão até que o Santander retome as negociações para assinarmos nosso aditivo e implementar as propostas apresentadas pelos trabalhadores e exaustivamente discutidas para se evitar demissões”, diz.

Rita destaca que os bancários não deveriam nem estar discutindo a manutenção dos empregos diante da lucratividade do banco. “É de uma irresponsabilidade social inaceitável o que o Santander está fazendo em nosso país. Uma empresa que lucra tanto não pode falar em demissão. Em que mundo vive a cúpula do Santander?”, questiona.

Também nesta quinta, na Espanha, o Santander global publicou os dados completos de seu balanço de 2008. O ganho líquido foi confirmado em 8,876 bilhões de euros para o exercício passado. Os resultados no Brasil representa 20% do lucro mundial do grupo.

PLR – Com o resultado consolidado, o Sindicato está cobrando a valorização dos funcionários do Santander, com o pagamento de uma participação nos lucros e resultados (PLR) condizente com o desempenho do banco. “O Santander precisa recompensar os verdadeiros responsáveis por este lucro espetacular, que são os bancários. Vamos pressionar o banco para que, no próximo dia 20, seja creditada uma PLR que realmente faça jus ao trabalho e à dedicação dos funcionários”, finaliza Rita.

Fonte:Sindicato dos Bancários de São Paulo por Fábio Jammal Makhou com Valor Econômico e DCI – 05/02/2009

Close