fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:00 Sem categoria

Oficina deflagra processo de discussão sobre proposta de PCC na Caixa

Uma oficina para discutir a proposta de Plano de Cargos Comissionados (PCC) na Caixa Econômica Federal reuniu ontem, em Brasília (DF), a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e membros do GT formado por um representante de cada federação de bancários e um representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).

Durante a oficina, foi feito um levantamento das expectativas e percepções das bases sindicais a respeito do PCC. Foram debatidos, por exemplo, os problemas com o piso de mercado e com o Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), além da necessidade de valorização das funções técnicas relacionadas ao papel social da Caixa.

Uma unanimidade: o processo de elaboração do novo PCC precisa ser enfrentado com a mais ampla participação dos empregados, em todos os segmentos da empresa. Com base nesse princípio, a oficina decidiu criar um endereço eletrônico (comissaopcccaixa@fenae.org.br), de modo a permitir que todos os empregados possam enviar suas sugestões. Também será encaminhado ofício à Caixa solicitando dados estatísticos da empresa sobre o atual PCC. Essas informações servirão de subsídios para a elaboração da proposta.

No entendimento da CEE/Caixa, a formulação de proposta para o novo PCC deve estar vinculada a um processo de discussão muito importante que envolva a totalidade dos empregados da Caixa, até mesmo aqueles que não possuem cargos comissionados. Esse debate é visto como complexo, pois com certeza haverá embate com a empresa. Nesse sentido, a participação de todos é fundamental para que seja obtido um modelo de PCC que, de fato, contemple todos os segmentos.

Nova reunião entre a CEE/Caixa e o GT do novo PCC está agendada para os dias 2 e 3 de março, em São Paulo (SP). A criação desse GT foi aprovada pela plenária do 24º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), ocorrido em julho do ano passado. Um de seus propósitos é elaborar um levantamento das eventuais propostas dos empregados que serão debatidas com a Caixa, conforme acordo firmado durante a campanha salarial de 2008. Esse acordo prevê que a proposta de novo PCC seja finalizada até 30 de junho, com prazo de implantação até 31 de dezembro deste ano.

Esse GT contará ainda com assessoria técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Caberá ao GT formatar as propostas a serem discutidas e referendadas pelo 25º Conecef, previsto para o período de 23 a 25 de abril.

Fonte: Fenae

Close