fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:40 Sem categoria

CUT-PR realiza ato local e participa do ato internacional em Santana do Livramento-RS

8 de Março no Paraná

As mulheres trabalhadores da CUT no Paraná estarão representadas no ato do dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, em Santana do Livramento-RS, fronteira entre o Brasil e o Uruguai, convocado pela Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS).

Para isso, foram disponibilizadas duas caravanas: uma em Curitiba e outra na região de Toledo/Cascavel. Ambos os ônibus saem no dia 06/03 (sexta-feira), às 22 horas, e retornam no dia 08 (domingo), logo após a manifestação. O mote deste ano é “Um Outro Mercosul é Possível” e traz como bandeiras de luta o combate à violência contra as mulheres, a igualdade salarial entre os sexos, e a soberania alimentar.

O município de Santana do Livramento é separado de Rivera, no Uruguai, apenas por um poste de luz. Assim, é comum os homens matarem, espancarem ou estuprarem mulheres e se refugiarem na cidade vizinha. Como as leis são diferentes, brasileiros e uruguaios usam a fronteira para escapar de seus crimes contra as mulheres. Portanto, a luta das mulheres é pelo estabelecimento de uma lei e de um protocolo de extradição comuns.

Por isso, a região foi escolhida pela CCSC para sediar o ato internacional. A mobilização das caravanas paranaenses ficou a cargo da APP e dos sindicatos de bancários. Para saber como participar, consulte os núcleos da APP ou o sindicato dos bancários de sua cidade.

Mais informações podem ser obtidas com Eliana Maria dos Santos, secretária sobre a mulher trabalhadora da CUT no Paraná, pelo telefone (41) 3232-4649 ou 9648-3210.

Manifestação na Capital
A CUT-PR promove ato alusivo ao Dia Internacional da Mulher no dia 07/03 (sábado), juntamente com outras entidades, como a Marcha Mundial de Mulheres e o Fórum Popular de Mulheres do Paraná, por exemplo. A concentração será às 09h00, na Boca Maldita, seguida de caminhada com a realização de diversos atos.

Entre as principais bandeiras, destacam-se a legalização do aborto, a solidariedade às mulheres palestinas, e o combate à violência doméstica. Materiais Estão sendo disponibilizadas cartilhas sobre a Lei Maria da Penha aos sindicatos filiados.

Os interessados devem entrar em contato com Juliana, na sede da CUT-PR, pelo telefone (41) 3232-4649. A orientação é para que as entidades entreguem o material durante o mês de março, de preferência com a organização de palestras, debates e oficias.

Fonte: CUT Paraná

Close