fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:55 Sem categoria

Trabalhadores no Itaú Unibanco elegem conselheiros no FUNBEP

Aconteceram entre os dias 16 e 20 de março de 2009, as eleições para o novo mandato de conselheiros deliberativo e fiscal no FUNBEP (uma vaga em cada conselho). Este mandato que se inicia em abril de 2009, irá até março de 2013. Esta é a segunda vez que os trabalhadores bancários, originários do Banestado, escolhem pelo voto direto os representantes titulares e suplentes nos dois conselhos deste fundo de pensões.

Para representar os trabalhadores na ativa, somente a CHAPA 1 DOS ATIVOS se inscreveu, a qual conta com os seguintes integrantes:

– no Conselho Deliberativo, o titular eleito é José Altair Monteiro Sampaio (que já ocupa esta função desde 2005) e a suplente eleita é Ana Maria Fideli Marques (atual conselheira fiscal eleita em 2005), trabalhadores bancários desde 1988 e 1984 respectivamente;

– no Conselho Fiscal, o titular eleito é Edilson José Gabriel (concorrente pela primeira vez) e o suplente eleito é Darci Borges Saldanha (atual ocupante deste posto desde 2005), trabalhadores bancários desde 1988 e 1977 respectivamente.

Esta composição representativa recebeu o apoio de 94 porcento dos trabalhadores que partiparam destas eleições. Foram consignados 627 votos na CHAPA 1 DOS ATIVOS, outros 21 em branco, além de 21 votos nulos. Poderiam participar desta votação para a escolha dos representantesdos ativos, um total de 2111 trabalhadores que estão na ativa ou nas condições de autopatrocinados e optantes pelo Benefício Proporcional Diferido.

Cada conselho é composto por seis membros, sendo 01 eleito pelo pessoal da ativa, 01 eleito pelos assistidos e 04 representam o conjunto de patrocinadoras. O movimento sindical cutista defende a paridade entre participantes e patrocinadora nos conselhos, bem como, a eleição de membros da Diretoria Executiva (hoje em dia, todos são indicados pela patrocinadora).

Aposentados oriundos no Banestado votam pela primeira vez

Estas eleições contaram com uma novidade no FUNBEP, uma vez que os nossos aposentados e pensionistas puderam pela primeira vez, escolher pelo voto direto em eleição específica, os seus representantes nos conselhos deliberativo e fiscal (uma vaga em cada conselho), a exemplo do que já acontece na Fundação Itaubanco.

Graças à insistência do movimento sindical cutista e a posição defendida pelo conselheiro José Altair nas reuniões do Conselho Deliberativo do FUNBEP esta eleição aconteceu e contou com esta expressiva participação.

Foram eleitos, Ruy Fernando Metzger (titular) e Fernando Prezutti (suplente) no Conselho Deliberativo, e Marçal Ussui Sobrinho (titular) e Ellen Hass de Oliveira Pedroza (suplente) no Conselho Fiscal.

Da mesma forma que na eleição dos ativos, somente uma chapa se inscreveu, a qual recebeu o apoio de mais de 97 porcento daqueles que votaram. Foram consignados 1590 votos na chapa dos aposentados, outros 32 em branco, além de 08 votos nulos. Poderiam participar desta votação para a escolha dos representantes dos assistidos, um total de 4939 trabalhadores aposentados e pensionistas.

Em abril tem eleição na Fundação Itaubanco

Entre os dias 13 e 17 de abril deste ano é a vez dos trabalhadores inscritos nos planos de benefícios administrados pela Fundação Itaubanco. Estas eleições que envolvem cerca de 35 mil trabalhadores, terão a missão de escolher representantes de ativos e de assistidos. Estes pleitos acontecem pela segunda vez e o movimento sindical cutista pede o voto tanto na CHAPA 1 de ativos quanto na CHAPA 1 dos assistidos, conforme o caso, dado que cada público vota nos seus representantes, e o apoio é tanto para ativos quanto para assistidos.

Durante o mês de maio, será a vez dos trabalhadores oriundos no Banco do Estado de Goiás e filiados à PREBEG escolherem os seus representantes nos dois conselhos.

Vale lembrar que a forma de votação nestas eleições segue o que aconteceu no FUNBEP, ou seja, os participantes podem manifestar suas escolhas tanto pela internet quanto pelo telefone.

Em fevereiro, os trabalhadores oriundos do Unibanco escolheram representantes na UBB-PREV

Em meados de fevereiro, os participantes do UBB-PREV elegeram conselheiros deliberativos e fiscais. Dentre os eleitos, destacamos os companheiros que contaram com o apoio do movimento sindical cutista, como conselheiro deliberativo, o companheiro Clodoaldo Halker, e como conselheiro fiscal, o companheiro Henrique José Medeiros da Silva.

Também foram eleitos nestes pleitos, os trabalhadores Alexandre P. dos Santos (titular), Elias de Souza Bertunes (suplente), Silvana Maria Pucci (suplente), estes três no Conselho Deliberativo da UBB-PREV e José Fernandes (suplente no Conselho Fiscal).

Democracia precisa ser ampliada

Embora já estejam há um bom tempo na família Itaú Unibanco, os trabalhadores oriundos do BankBoston e que participam de plano de benefícios administrado pela Itaubank, não podem escolher os seus representantes nos conselhos. Esperamos que esta situação mude o mais breve possível e que o ambiente democrático seja estendido para todos no Itaú Unibanco.

Todos no Itaú Unibanco precisam ter planos de benefícios; previdência fechada é a solução

Apesar de um grande número de trabalhadores no Itaú Unibanco participarem de algum plano de benefícios nas diversas fundações ligadas ao banco, afinal são mais de uma dezena de planos e quase uma dezena de fundações ou fundos multipatrocinados, um enorme contingente, mais de um terço dos cerca de 100 mil trabalhadores deste conglomerado financeiro, ainda não pode contar com os benefícios de participar de um plano da previdência complementar fechada.

O movimento sindical vem lutando para que todos tenham planos de benefícios previdenciários, nos moldes da previdência complementar fechada, e assim, todos que trabalham no conglomerado Itaú Unibanco possam participar de ganhos que garantam o futuro com tranquilidade.

FETEC-CUT-PR.

Close