fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:53 Sem categoria

Campanha eleitoral para a prefeitura de Curitiba em 2008 está sob suspeita; denúncias de caixa dois

NOTA PÚBLICA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES SOBRE AS DENÚNCIAS ENVOLVENDO A CAMPANHA DO PSDB EM CURITIBA

Os fatos amplamente divulgados pela imprensa em relação à campanha eleitoral que envolvem o PSDB e seu candidato a reeleição em Curitiba, o atual prefeito Beto Richa, exigem uma ampla apuração e investigação rigorosa por parte do Ministério Público, da Justiça Eleitoral e da Câmara Municipal de Vereadores.

Os fatos são graves, há indícios de crimes eleitorais, envolvendo, inclusive, a administração pública, com a designação de cargos municipais por favores políticos eleitorais.

Essa denúncia vem na esteira de outras irregularidades administrativas na gestão municipal, já tornadas públicas nos últimos meses, como os desvios de recursos na Secretaria Municipal de Saúde, irregularidades em processos licitatórios, como no caso Iguatemi, estranhos travamentos em licitações, acumulação ilícita de salários em cargos de confiança no gabinete do prefeito.

O PT acredita na capacidade das instituições públicas e do conjunto da sociedade civil organizada em cobrar essa apuração rigorosa, acompanhando seus desdobramentos. A elucidação e a verdade sobre os fatos são fundamentais para o fortalecimento da democracia e da vontade popular.

Por fim, o PT acredita ser essencial, para mudar essa situação de denúncias e irregularidades em processos eleitorais, uma profunda e irrestrita reforma política, que trate, dentre outros assuntos, do financiamento público de campanhas e da fidelidade partidária. Reforma essa que só será viável e possível com a convocação de uma Constituinte Exclusiva ou um Congresso Revisor.

Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores no Paraná
Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores de Curitiba,
em reunião conjunta realizada no dia 24 de junho de 2009.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.pt-pr.org.br.

=====================================================

Requerimento para CPI do Caixa 2 é oficializado na Câmara Municipal de Curitiba

Os vereadores do PT e PMDB entraram nesta quarta 24, com requerimento para instalação de CPI para apurar denúncias de Caixa 2 na reeleição de Beto Richa. Em ato oficial no plenário, a bancada de oposição assinou o requerimento e agora parte para a coleta das demais assinaturas. Para que a CPI possa ser votada em plenário são necessárias 13 assinaturas. Ontem, na reunião dos partidos que formam o Comitê pela apuração do Caixa 2 de Beto Richa, o PSC informou que a direção do partido decidiu pela apoio à criação da CPI. Portanto, o Vereador Julião Sobota deve ser a sexta assinatura.

Manobras regimentais e palestras marcam sessões da Câmara na semana do escândalo

A lier do PT na Câmara Municipal, Vereadora Professora Josete protestou hoje durante a sessão plenária sobre os contsantes descumprimentos ao regimento cometidos nesta semana. “Se não intenção que a Câmara se envolva na apuração dos fatos deste escândalo nacional, é preciso que esta explicação seja dada para população.” disse. Na terça feira, 23, dia em que geralmente os pedidos de informações e requerimentos são votados durante sessão plenaŕia, de forma atípica e não programada, foi realizada uma palestra sobre saúde. Os vereadores da oposição que encaminhariam votação para o pedido de informações sobre os ex candidatos do PRTB que ainda ocupam cargos na Prefeitura, não o puderem fazer. Porém, argumentando que o regimento havia sido descumprido, acordaram que o mesmo pedido seria votado na quarta feira. Coincidentemente, o Prefeito Beto Richa exonera mais 5 envolvidos. O que causou estranheza. “Depois de seis dias da denúncia divulgada pela imprensa nacional, as demissões acontecem um dia depois que votariamos o pedido de informações. Isso é muito estranho”, disse a Vereadora Josete. “Até então, a administração se negava a exonerar os outros envolvidos”, recorda.

Durante a sessão desta quarta feira, 24, dia de tribuna livre, em grande parte do tempo da sessão, quem usou da palavra foi o Secretário Municipal Antidrogas, Fernando Franscischini – convidado pela Presidênia da Casa. Por um acordo feito neste ano entre as lideranças partidárias, a ordem do dia com todas as suas votações precede a tribuna livre. Porém, o Presidente da Casa João Cláudio Derosso descumpriu o acordo e prorrogou para o fim da sessão a parte voltada para as discussões e votações previstas na ordem do dia.

====================================================

Partidos formam Comitê pela Apuração do Caixa 2 de Beto Richa

PSC, PCdoB, PMN, PT, PMDB e PRTB aprovam instalação de CPI

Lideranças dos partidos PSC, PCdoB, PMN, PT, PMDB e PRTB se reuniram na tarde desta terça 23, e decidiram pela formação imediata do Comitê pela Apuração do Caixa 2 de Beto Richa. Entre as primeiras decisões tomadas, está o apoio à instalação de uma CPI na Câmara Municipal para apurar o suposto Caixa 2 nas eleições de 2008. Para a instalação da CPI, são necessárias 13 assinaturas. Até agora, os cinco vereadores da oposição já confirmaram que irão assinar o documento. O PSC, representado pelo presidente municipal da legenda, Lineu Tomass, informou que o partido definiu pela assinatura do vereador Julio Sobota (”Julião da Caveira”).

A partir de amanhã, também será formado um comitê jurídico que irá analisar as medidas jurídicas cabíveis para o caso. Todas as ações, no âmbito jurídico, serão tomadas e decididas coletivamente.

O Comitê pela Apuração do Caixa 2 organiza para os próximos dias mobilizações de rua, no intuito de informa a população a respeito dos crimes praticados pelos representantes da Prefeitura de Curitiba. Na próxima sexta-feira (26) o comitê engrossa a mobilização convocada pelos movimentos sociais, sindicatos e entidades que pedirão o apoio da população para a instalação da CPI e a punição pela Justiça de todos os culpados. O ato está marcado para às 17h, na Boca Maldita.

Participaram da reunião os vereadores do PT Vereadora Professora Josete, Jonny Stica, os do PMDB Algaci Tulio e Vereadora Noemia. Representando os partidos estavam: André Passos ( PT de Curitiba), Doático Santos (PMDB), Milton Alves (Pcdob), Mario Ferrari (Pcdob), Carlos Moreira (PMDB), Lineu Tomass (PSC), Augusto Gonçalves (PMN) e Marino Teixeira (PRTB) e Edson Feltrin, que ainda hoje ocupa cargo no PSDB.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO http://ptcuritiba.org.br.

Close