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Previdência Social inicia campanha nacional para esclarecer a população sobre seus direitos

O Ministério da Previdência Social iniciou neste fim de semana a campanha publicitária mais abrangente de sua história com o objetivo de esclarecer a população sobre o processo de melhoria do atendimento. O carro-chefe da campanha é o reconhecimento automático de direitos, que permite a aprovação do benefício, inclusive aposentadoria da área urbana, em até 30 minutos. Os cidadãos e cidadãs serão informados sobre como se beneficiar dessa mudança com maior rapidez.

Segundo informações do MPS, a campanha “Previdência Social: um novo tempo para o Brasil e para você” começou neste sábado (1º), com abrangência nacional. Mas a Previdência adotou a estratégia de investir também na mídia regional e nos jornais populares. As peças publicitárias serão divulgadas em todos os meios de comunicação: tevê, rádio, internet, jornal impresso, revista, mobiliário urbano e peças gráficas.

As agências da Previdência em todo o País serão ambientadas com o tema da campanha. E os servidores do MPS, do INSS e da Dataprev também foram incluídos na campanha, por meio de peças específicas que valorizam e estimulam as ações de cada um no processo de melhoria do atendimento.

De acordo com o MPS, as agências do INSS disponibilizarão folhetos que aprofundam explicações sobre direitos e deveres dos cidadãos. Por ser uma campanha de utilidade pública, em todas as peças são informados os canais de acesso à Previdência – Central 135 e internet -, que oferece serviços gratuitos e sem necessidade de intermediários.

Segundo o coordenador-geral de Comunicação Social do MPS, Franzé Ribeiro, “a Previdência vive um processo muito intenso de mudanças – o que exige investimento na comunicação com a sociedade, envolvendo o uso de meios, ferramentas e estratégias diferenciadas para informar a todos os públicos”.

Desde janeiro, a Previdência Social vem inovando na concessão de benefícios e no lançamento de novos serviços. Com a entrada em vigor da Lei Complementar 128/08, o INSS foi autorizado a utilizar o Cadastro Nacional de Informações Social (CNIS) para fins de comprovação de contribuições e vínculos empregatícios. Ao chegar à Agência da Previdência Social, o trabalhador confere seu extrato previdenciário e, se estiver tudo certo, o benefício é aprovado em até 30 minutos.

Entre os serviços lançados este ano estão o Extrato de Contribuições Previdenciárias, agora disponível também na internet e nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil (para correntistas), e a Carta-Aviso de Requerimento de Aposentadoria. Os segurados que completam os requisitos legais para aposentadoria por idade passaram a receber um comunicado do INSS. Também está em andamento o Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS que prevê a construção de 720 novas agências em todas as regiões do país.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.anfip.org.br.

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NOVO TEMPO: Campanha esclarece população sobre seus direitos

E informa o que muda com a sistemática de benefícios em 30 minutos
31/07/2009 – 18:53:00
Atualizada em 04/08/2009, às 10h52

Da Redação (Brasília) – A Previdência Social inicia neste fim de semana a campanha publicitária mais abrangente de sua história com o objetivo de esclarecer à população sobre o processo de melhoria do atendimento. O carro-chefe da campanha é o reconhecimento automático de direitos, que permite a aprovação do benefício, inclusive aposentadoria da área urbana, em até 30 minutos. Os cidadãos e cidadãs serão informados sobre como se beneficiar dessa mudança com maior rapidez. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) executou a campanha, por meio de uma de suas agências licitadas.

Campanha – A campanha – Previdência Social: um novo tempo para o Brasil e para você – começa neste sábado (1º) e tem abrangência nacional. Mas a Previdência adotou a estratégia de investir também na mídia regional e nos jornais populares. As peças publicitárias serão divulgadas em todos os meios de comunicação: tevê, rádio, internet, jornal impresso, revista, mobiliário urbano e peças gráficas.

As agências da Previdência em todo o país serão ambientadas com o tema da campanha. E os servidores do MPS, do INSS e da Dataprev também foram incluídos na campanha, por meio de peças específicas que valorizam e estimulam as ações de cada um no processo de melhoria do atendimento.

As agências do INSS disponibilizarão folhetos que aprofundam explicações sobre direitos e deveres dos cidadãos. Por ser uma campanha de utilidade pública, em todas as peças são informados os canais de acesso à Previdência – Central 135 e internet -, que oferece serviços gratuitos e sem necessidade de intermediários.

Segundo o coordenador-geral de Comunicação Social do MPS, Franzé Ribeiro, “a Previdência vive um processo muito intenso de mudanças – o que exige investimento na comunicação com a sociedade, envolvendo o uso de meios, ferramentas e estratégias diferenciadas para informar a todos os públicos”.

Desde janeiro, a Previdência Social vem inovando na concessão de benefícios e no lançamento de novos serviços. Com a entrada em vigor da Lei Complementar 128/08, o INSS foi autorizado a utilizar o Cadastro Nacional de Informações Social (CNIS) para fins de comprovação de contribuições e vínculos empregatícios. Ao chegar à Agência da Previdência Social, o trabalhador confere seu extrato previdenciário e, se estiver tudo certo, o benefício é aprovado em até 30 minutos.

Entre os serviços lançados este ano estão o Extrato de Contribuições Previdenciárias, agora disponível também na internet e nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil (para correntistas), e a Carta-Aviso de Requerimento de Aposentadoria. Os segurados que completam os requisitos legais para aposentadoria por idade passaram a receber um comunicado do INSS. Também está em andamento o Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS que prevê a construção de 720 novas agências em todas as regiões do país.

Informações para a Imprensa
(61) 2021-5113
ACS/MPS

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.previdenciasocial.gov.br.

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