fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:47 Sem categoria

Bancários protestam diante do Itaú da XV

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região protestou, esta manhã (1º de outubro), em frente ao Itaú da XV, contra as arbitrariedades que estão sendo cometidas contra o movimento de greve dos trabalhadores. Um boneco com “sete cabeças”, representando os presidentes dos principais bancos do país foi queimado no local. O boneco apresentava a imagem de Roberto Setúbal (Itaú) e Moreira Sales (ex-Unibanco, atual presidente do Conselho Administrativo do Itaú Unibanco), Conrado Engel (HSBC), Bendine (BB), Joseph Safra (Safra), Trabuco (Bradesco) e Fabio Barbosa (Grupo Santander).

A indignação do Sindicato tinha duas razões: a demora na retomada das negociações, prejudicadas pelo posicionamento intransigente da Fenaban e a prática antissindical do Itaú. Ontem (30), seguindo uma orientação nacional, proveniente da direção do banco, os gestores do Itaú convocaram a policia para exigir a abertura das agências e frustrar o direito de greve dos trabalhadores. Cerca de dez agências receberam viaturas policiais. A atitude é vergonhosa, pois não havia mais interdito proibitório impedindo a manifestação dos trabalhadores e não cabe a polícia realizar este tipo de procedimento. Além disso, muitos policiais alegaram terem sido enganados, pois foram chamados para atender uma ocorrência e não havia nada na agência.

“A categoria optou pela greve e é obrigação do Itaú respeitar isso”, afirma Marcio Kieller, representante na COE/Itaú e dirigente sindical. “O banco está usando de má-fé e desvirtuando o papel dos policiais de garantir a segurança da população. Além disso, trata-se de prática antissindical, pois tem a intenção clara de interferir na organização dos trabalhadores”, conclui.

Expectativa – Os trabalhadores aguardam ansiosos informações sobre as negociações desta quinta, 1º de outubro. Por enquanto, não há notícias de uma nova proposta da Fenaban.

Por: Patrícia Meyer
SEEB Curitiba

Close