fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:25 Sem categoria

Momentos decisivos da greve exigem bom senso

A greve dos empregados da Caixa completa 26 dias nesta segunda-feira, dia 19 de outubro. Apesar de algumas bases terem decidido pelo retorno ao trabalho, a paralisação segue forte em todos os estados, notadamente nas capitais.

A canhestra iniciativa da empresa de ajuizar dissídio não mudou a disposição de luta dos trabalhadores. A conciliação no âmbito do TST deve levar mais alguns dias, uma vez que a primeira audiência está marcada para quarta-feira, dia 21.

Diante dessa realidade, a Fenae chama a empresa ao diálogo, em busca de uma saída negociada para o impasse. A Fenae entende que ainda há espaço e tempo para o entendimento em mesa de negociação. É preciso que a empresa se convença de que é essa a saída ideal e retome imediatamente o diálogo com as representações dos trabalhadores.

Por outro lado, entre nós empregados, é preciso toda calma nessa hora. Temos que agir guiados pelo bom senso e pelo respeito às decisões democráticas de nossos fóruns. Estamos em greve por melhores salários e condições de trabalho para TODOS os empregados da Caixa. Ser empregados dessa empresa é o que nos une.

É plenamente compreensível o fato de alguns empregados já quererem o fim da greve e outros defenderem a sua continuidade. Há os que avaliam que é melhor encerrar o movimento e voltar ao trabalho, isso por entenderem que foram atingidos os limites impostos pela capacidade da empresa ou por se considerarem satisfeitos com os resultados das negociações. Mas há os que querem seguir na luta, por considerarem que há espaço para avanços ou apenas por entenderem que a proposta feita pela empresa é inaceitável.

A solução desse conflito de opiniões deve ser dar de forma democrática, nos fóruns adequados, que são as nossas assembléias sindicais.

A Fenae reitera a necessidade de a Caixa assumir a responsabilidade que lhe cabe para a superação do impasse que mantém os trabalhadores em greve e se dirige também a todas as entidades sindicais e associativas para que se empenhem ao máximo por serenidade na condução do movimento. A luta é comum e a hora é de união.

Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae)

Close