fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:46 Sem categoria

Sistema elétrico da Copel evita apagão no Paraná

A oscilação de energia em algumas cidades paranaenses, efeito da interrupção do Sistema Interligado Nacional, ocorrida na noite de terça-feira, foi quase imperceptível na maioria dos domicílios e outras unidades consumidoras. “Nosso parque gerador e nossas linhas de transmissão nos ‘isolaram’ do problema (apagão). Com a saída do Sistema Elétrico Nacional de produção de energia de Itaipu, as usinas da Copel entraram em operação, evitando a falta de energia que foi sentida com mais intensidade no Sudeste”, explica o presidente da estatal, Rubens Ghilardi.

Com linhas de transmissão que servem a todos os centros de carga do Estado e potência instalada de mais de 6.000 MW, a Copel registrou apenas duas interrupções de 8 e 3 minutos, respectivamente em União da Vitória e Rio Azul, no Centro-Sul do Estado. Os sistemas de proteção da Copel se desligaram automaticamente às 22h14, afetando o fornecimento aos consumidores destas duas cidades. Antes das 22h30 os dois principais desligamentos já haviam sido restabelecidos.

EFEITOS – Os efeitos da oscilação e da atuação dos sistemas que protegem as subestações e linhas de transmissão causaram efeitos em cascata, em algumas cidades das regiões Norte e Oeste, que ficaram sem energia por período um pouco maior. Em Cascavel cerca de 15% dos clientes, ou 16.550 domicílios, ficaram sem energia por 8 minutos. Já na região norte as cidades de Leópolis e Sertaneja ficaram sem energia até as 23h04, Warta até as 00h52 e Borrazópolis por um período de uma hora e quatro minutos. O total de clientes afetados na Região Norte não chegou a 10 mil.

Em Curitiba, o forte temporal que atingiu a capital entre as 20h e meia-noite, afetou o fornecimento a 29.604 consumidores de 15 bairros.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

====================================================

Descargas elétricas causaram o blecaute, diz Lobão

Brasília – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou há pouco que o blecaute que atingiu 18 estados brasileiros na noite de ontem (10) foi provocado por raios, ventos e chuvas concentradas na região de Itaberá, no interior de São Paulo, que provocaram um curto circuito nas linhas de transmissão que partem de Itaipu.

A interrupção teria começado em três circuitos de Itaipu. De acordo com diretor do Operador Nacional no Sistema Elétrico (ONS), Luís Eduardo Barata, a pane acabou provocando o desligamento de mais dois outros circuitos de corrente contínua e de cerca de 15 outras linhas de transmissão como forma de proteger o sistema de transmissão e não danificar equipamentos.

O ministro disse que não há o que fazer para evitar novos apagões porque o que tinha que ser feito, ou seja, o reforço das linhas de transmissão, já foi feito nos últimos nove anos. Ele comparou o blecaute a uma acidente de avião ao dizer que “as máquinas são feitas para serem perfeitas, como o avião, que as vezes cai”.

Em alguns lugares, como Rio de Janeiro e São Paulo, o restabelecimento do fornecimento de energia chegou a demorar seis horas. No entanto, para o ministro Lobão, não houve demora. Ele argumentou que em alguns lugares o restabelecimento ocorreu em 15 minutos e o tempo médio ficou em três horas e meia – período que considerou razoável em comparação com outros blecautes ocorridos no Brasil e em outros países.

Lobão chegou a citar os blecautes ocorridos no leste dos Estados Unidos e no Canadá, em 2003, cujo tempo de restabelecimento chegou a quatro dias. No mesmo ano, segundo o ministro, a Itália chegou a ficar 24 horas sem energia elétrica.

O ministro disse ainda que não acredita que o blecaute tenha causado um clima de insegurança para os empresários e para os investidores estrangeiros em relação ao Brasil. “Não houve isso. Hoje a Bolsa de Valores operou em alta. Nós continuamos crescendo e vamos crescer ainda mais”, disse Lobão.

O ministro acrescentou que não acredita que o blecaute seja usado politicamente pela oposição para minar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Confio no espírito público dos deputados e senadores brasileiros.”

Por Luciana Lima – Repórter da Agência Brasil. Edição: João Carlos Rodrigues.

==================================================

Ministério de Minas e Energia confirma 18 estados afetados pelo blecaute

Rio de Janeiro – O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nota confirmando que o blecaute no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou 18 estados da federação e que teve início exatamente às 22h13 de ontem (10).

Segundo a nota, o problema teve origem na transmissão da energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu. “As panes ocorreram no sistema que liga a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo, e em uma subestação que liga a Subestação de Itaberá a Subestação de Tijuco Preto, em São Paulo”, diz o comunicado.

A energia foi totalmente restabelecida uma hora depois do começo do blecaute. As exceções foram os estados do Espírito Santo, de Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde a energia só foi restabelecida no início da madrugada.

Segundo a nota, não se verificou, até o momento, danificação de equipamentos. O comunicado afirma, porém, que “houve uma condição meteorológica adversa, com ventos e chuvas de grande intensidade concentrados na região que recebe os circuitos de transmissão da energia da Usina de Itaipu e distribui essa energia para outras regiões”.

Por Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil. Edição: Enio Vieira.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close